

Rodrigo Castanheira de 16 anos morreu após dias internado em estado grave, reacendendo o debate sobre violência e responsabilização criminal | Foto: reprodução
07 de fevereiro de 2026 – Morreu na manhã deste sábado (7) o adolescente Rodrigo Castanheira, de 16 anos, que estava internado há cerca de 16 dias em um hospital de Brasília. O jovem foi vítima de agressões ocorridas na saída de uma festa e permaneceu em estado grave após sofrer traumatismo craniano e uma parada cardiorrespiratória.
Segundo as investigações, a agressão aconteceu após um desentendimento entre Rodrigo e o ex-piloto Pedro Turra, de 19 anos. A discussão teria começado por causa de um comentário feito pelo adolescente sobre um chiclete jogado por Turra em um colega da vítima.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
De acordo com a apuração policial, após o desentendimento verbal, Pedro Turra desceu do carro e partiu para a agressão. Durante a briga, Rodrigo bateu a cabeça na porta de um veículo, sofreu traumatismo craniano e teve uma parada cardiorrespiratória de aproximadamente 12 minutos. O adolescente foi socorrido, permaneceu em coma induzido e internado em estado grave até a confirmação do óbito.
Turra chegou a ser preso um dia após as agressões, mas foi liberado após pagar fiança no valor de R$ 24,3 mil. Dias depois, diante de suspeitas de tentativa de interferência nas investigações, ele voltou a ser detido e segue preso no Complexo da Papuda, aguardando o andamento do processo.
Com a morte do adolescente, a acusação que até então era de lesão corporal gravíssima deverá ser reclassificada para homicídio culposo. Em nota, o delegado responsável pelo caso, Pablo Aguiar, lamentou o falecimento de Rodrigo.
“Durante a investigação deste crime, lidei com fatos, provas e silêncios difíceis. Mas, acima de tudo, carreguei a responsabilidade de lembrar que, por trás de cada detalhe técnico, existia uma vida que merecia respeito e verdade. Buscar justiça foi, e continua sendo, uma forma de honrar sua memória”, afirmou.

Além do caso que resultou na morte de Rodrigo Castanheira, Pedro Turra é investigado por outras três ocorrências registradas em 2025 no Distrito Federal. Entre elas, há denúncias por fornecimento de bebida alcoólica a menor, lesão corporal e constrangimento ilegal.
Em junho de 2025, Turra foi denunciado por obrigar uma adolescente de 17 anos a ingerir bebida alcoólica durante uma festa no Jockey Club, diante de outras pessoas. No mesmo mês, foi acusado de lesão corporal em uma praça de Águas Claras, com pedido formal da vítima para continuidade das investigações.
Outro registro policial aponta que, em julho, o jovem teria cometido agressões e constrangimento ilegal contra um indivíduo, caso registrado como vias de fato e constrangimento ilegal.
Leia também | Renascer 2026 celebra 40 anos com fé, solidariedade e programação especial no Carnaval de Fortaleza
Tags:
morte de adolescente, agressão em Brasília, violência juvenil, homicídio culposo, investigação policial, Distrito Federal, traumatismo craniano, briga em festa, justiça criminal, segurança pública, violência urbana, caso Rodrigo Castanheira, Pedro Turra, Portal Terra Da Luz