

Cresce o roubo de cargas no Brasil e setor de transporte sofre com prejuízos bilionários | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
19 de agosto de 2025 – O roubo de cargas no Brasil segue como um dos maiores desafios da segurança pública e da logística nacional. De acordo com o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), em 2024 foram registrados 10.478 roubos de cargas, o que representa uma média de 27 ocorrências por dia em estradas brasileiras. Os prejuízos chegam a R$ 1,2 bilhão, comprometendo transportadoras, seguradoras e consumidores finais.
O roubo de cargas no Brasil tornou-se uma das principais fontes de receita para quadrilhas especializadas. Um relatório de Análise de Roubo de Cargas aponta que apenas no primeiro semestre de 2025 os ataques cresceram 24,8%. O impacto é direto sobre a cadeia logística: investimentos em segurança, aumento do custo dos seguros, atrasos nas entregas e necessidade de rotas alternativas elevam os preços e reduzem a competitividade dos produtos nacionais.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Desde a promulgação da Lei 14.599/23, passou a ser obrigatória a contratação de seguros como o Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR-C), o Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga (RC-DC) e o Responsabilidade Civil de Veículo (RC-V).
Dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) mostram que, entre janeiro e maio de 2025, a arrecadação do seguro RC-DC cresceu 8,1%, chegando a R$ 570 milhões, enquanto as indenizações avançaram 12,4%, totalizando R$ 239 milhões. Já o RCTR-C somou R$ 721 milhões em prêmios, com pagamentos próximos a R$ 520 milhões, alta de 5,2%.
O cenário deve mudar com a entrada em vigor da Portaria Suroc nº 27/2025, publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 11 de agosto. A medida prevê a suspensão do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) para empresas que não comprovarem a contratação dos seguros obrigatórios.
Para Esteves Colnago, diretor de Relações Institucionais da CNseg, a nova regulamentação representa um avanço.
“É de suma importância essa normativa da ANTT, pois ela substitui a fiscalização baseada em documentos físicos por um modelo digital e integrado. Isso traz mais eficiência e controle, além de aumentar a segurança no transporte de cargas em todo o Brasil”, afirmou.
A comprovação poderá ser feita pela apresentação da apólice de seguro ou por meio de sistema de integração digital entre seguradoras e ANTT. A nova tecnologia deverá estar totalmente implementada até 10 de março de 2026, prazo definido pela portaria.
Leia também | Alece lança Vade Mecum do Conselho Tutelar e jogo educativo para fortalecer direitos de crianças e adolescentes
Tags: roubo de cargas, transporte de cargas, segurança logística, ANTT, portaria Suroc 27/2025, seguros obrigatórios, transporte rodoviário, logística no Brasil, roubos de carga 2024, quadrilhas de roubo de cargas, prejuízos transporte, mercado de seguros