

O Mapa determinou que o fabricante apresentasse a lista completa de distribuição da vacina em todo o país e notificou revendedores e lojistas para suspenderem imediatamente as venda | Foto: CNA/Wenderson Araujo/Trilux
22 de agosto de 2025 – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou a apreensão cautelar de dois lotes da vacina Excell 10, utilizada contra a clostridiose em animais, após relatos de reações adversas que podem ter provocado a morte de quase 200 animais no Brasil. Os lotes identificados como 016/2024 e 018/2024, produzidos pela empresa Dechra Brasil Produtos Veterinários, foram imediatamente retirados de circulação.
De acordo com informações oficiais, já foram confirmadas as mortes de 194 ovinos, 4 caprinos e 1 bovino após a aplicação da vacina Excell 10. O alerta foi feito inicialmente pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, no dia 12 de agosto. Em seguida, o Mapa iniciou uma série de fiscalizações e determinou a suspensão da comercialização dos lotes suspeitos.
A apreensão foi realizada em uma distribuidora localizada em Teresina (PI), com coleta de amostras para análise laboratorial. O Mapa determinou que o fabricante apresentasse a lista completa de distribuição da vacina em todo o país e notificou revendedores e lojistas para suspenderem imediatamente as vendas.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Segundo o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, o ministério já atua em conjunto com órgãos estaduais de defesa sanitária para confirmar se a vacina é realmente responsável pelos óbitos. A investigação deve durar cerca de 60 dias, com testes realizados tanto nos lotes da vacina quanto em animais que apresentaram reações adversas.
A clostridiose é uma doença grave e altamente letal causada por bactérias do gênero Clostridium spp.. Entre os sintomas estão inchaço muscular, manqueira, tremores, rigidez muscular e até convulsões. Apesar da apreensão dos lotes suspeitos, o Mapa reforça que a vacinação continua sendo considerada a forma mais eficaz de prevenção contra a doença.
Em nota oficial, a Dechra Brasil Produtos Veterinários confirmou estar ciente dos relatos de reações adversas da vacina Excell 10 em ovinos, caprinos e bovinos. A empresa informou que já suspendeu as vendas e iniciou o recolhimento dos lotes 016/2024 e 018/2024, além de disponibilizar canais de atendimento para produtores rurais: 0800 400 7997 e (43) 99135-1168.
Leia também | Relatório da PF aponta que Jair Bolsonaro movimentou R$ 30,5 milhões em um ano
Tags: vacina Excell 10, mortes de animais, Ministério da Agricultura, clostridiose em animais, pecuária brasileira, agropecuária, Dechra Brasil, ovinos caprinos bovinos, vacinação pecuária, defesa agropecuária