logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Pnad: Número de brasileiros que moram sozinhos cresce 52% em 12 anos, aponta IBGE
Pnad: Número de brasileiros que moram sozinhos cresce 52% em 12 anos, aponta IBGE
22/08/2025
Educação: MEC lança curso gratuito de 180 horas para professores do ensino médio público
Educação: MEC lança curso gratuito de 180 horas para professores do ensino médio público
22/08/2025
Exibir tudo

Saúde: Vacina Excell 10: quase 200 animais podem ter morrido após aplicação de lotes suspeitos Ministério da Agricultura apreende dois lotes da vacina Excell 10, fabricada pela Dechra Brasil, após mortes de ovinos, caprinos e bovinos

O Mapa determinou que o fabricante apresentasse a lista completa de distribuição da vacina em todo o país e notificou revendedores e lojistas para suspenderem imediatamente as venda | Foto: CNA/Wenderson Araujo/Trilux

22 de agosto de 2025 – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou a apreensão cautelar de dois lotes da vacina Excell 10, utilizada contra a clostridiose em animais, após relatos de reações adversas que podem ter provocado a morte de quase 200 animais no Brasil. Os lotes identificados como 016/2024 e 018/2024, produzidos pela empresa Dechra Brasil Produtos Veterinários, foram imediatamente retirados de circulação.

De acordo com informações oficiais, já foram confirmadas as mortes de 194 ovinos, 4 caprinos e 1 bovino após a aplicação da vacina Excell 10. O alerta foi feito inicialmente pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, no dia 12 de agosto. Em seguida, o Mapa iniciou uma série de fiscalizações e determinou a suspensão da comercialização dos lotes suspeitos.

A apreensão foi realizada em uma distribuidora localizada em Teresina (PI), com coleta de amostras para análise laboratorial. O Mapa determinou que o fabricante apresentasse a lista completa de distribuição da vacina em todo o país e notificou revendedores e lojistas para suspenderem imediatamente as vendas.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Investigações sobre a vacina Excell 10

Segundo o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, o ministério já atua em conjunto com órgãos estaduais de defesa sanitária para confirmar se a vacina é realmente responsável pelos óbitos. A investigação deve durar cerca de 60 dias, com testes realizados tanto nos lotes da vacina quanto em animais que apresentaram reações adversas.

O que é a clostridiose e por que a vacinação é importante

A clostridiose é uma doença grave e altamente letal causada por bactérias do gênero Clostridium spp.. Entre os sintomas estão inchaço muscular, manqueira, tremores, rigidez muscular e até convulsões. Apesar da apreensão dos lotes suspeitos, o Mapa reforça que a vacinação continua sendo considerada a forma mais eficaz de prevenção contra a doença.

Posição da Dechra Brasil

Em nota oficial, a Dechra Brasil Produtos Veterinários confirmou estar ciente dos relatos de reações adversas da vacina Excell 10 em ovinos, caprinos e bovinos. A empresa informou que já suspendeu as vendas e iniciou o recolhimento dos lotes 016/2024 e 018/2024, além de disponibilizar canais de atendimento para produtores rurais: 0800 400 7997 e (43) 99135-1168.


Leia também | Relatório da PF aponta que Jair Bolsonaro movimentou R$ 30,5 milhões em um ano

Investigação: Relatório da PF aponta que Jair Bolsonaro movimentou R$ 30,5 milhões em um ano

Tags: vacina Excell 10, mortes de animais, Ministério da Agricultura, clostridiose em animais, pecuária brasileira, agropecuária, Dechra Brasil, ovinos caprinos bovinos, vacinação pecuária, defesa agropecuária

Compartilhar

Artigos Relacionados

Mundo: Guerra Irã completa um mês

O presidente dos EUA, Donald Trump, em 11 de março de 2026 | Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

29/03/2026

Mundo: Guerra no Oriente Médio completa um mês Trump declara vitória sobre Irã, mas conflito segue sem acordo


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 23/03/2026

    Marta Sarmento Comentado em Inclusão: Fortaleza celebra inclusão com caminhada Down

  • 21/03/2026

    Ester de carvalho Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 19/03/2026

    Complexo solar inicia operação – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Complexo solar inicia operação

  • 11/03/2026

    capcut Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

Últimas Notícias

  • Mundo: Guerra Irã completa um mês0
    Mundo: Guerra no Oriente Médio completa um mês Trump declara vitória sobre Irã, mas conflito segue sem acordo
    29/03/2026
  • Prejuízo: Incêndio atinge centro de SP0
    Prejuízo: Incêndio atinge centro de SP Fogo de grandes proporções mobiliza dezenas de bombeiros no Brás
    29/03/2026
  • Política: Flávio fala sobre eleições na CPAC0
    Política: Flávio fala sobre eleições na CPAC Senador descarta interferência externa, mas defende pressão diplomática
    28/03/2026
  • Justiça: Moraes nega pedido de Bolsonaro0
    Justiça: Moraes nega pedido de Bolsonaro Ministro mantém restrições para visitas de filhos durante prisão domiciliar
    28/03/2026
  • Guerra: EUA avaliam próximos passos contra Irã0
    Guerra: EUA avaliam próximos passos contra Irã Após um mês de conflito, cenário oscila entre cessar-fogo e risco de invasão terrestre com impactos globais
    28/03/2026
  • Saúde: Vacinação contra gripe começa hoje0
    Saúde: Vacinação contra gripe começa hoje Campanha nacional é antecipada diante do aumento de casos graves de doenças respiratórias
    28/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas