“Vape Mata”: campanha conecta universo gamer aos riscos do cigarro eletrônico | Foto: haiberliu/Pixabay
Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, a Fundação do Câncer lançou a campanha “Vape Mata”, com o objetivo de alertar os jovens sobre os graves riscos do cigarro eletrônico. A ação utiliza linguagem gamer para impactar o público de 15 a 24 anos, faixa etária que representa cerca de 70% dos usuários de vapes no Brasil.
A proposta é criar um paralelo entre frustração nos jogos e os efeitos nocivos do cigarro eletrônico na vida real. Através do Movimento Vape Off, a Fundação busca conscientizar com autenticidade, usando referências visuais e comportamentais da Geração Z para mostrar como o vape compromete não só a saúde, mas também o desempenho no dia a dia.
Segundo Luiz Augusto Maltoni, diretor executivo da Fundação, o apelo gamer tem poder de conexão:
“A linguagem dos games é apropriada para mostrar ao jovem como o cigarro eletrônico pode comprometer o desempenho no jogo e na vida.”
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A campanha conta com ampla disseminação digital — redes sociais, YouTube, plataformas de streaming — e o apoio de influenciadores do universo gamer, ampliando o alcance da mensagem entre o público jovem.
Além disso, o combate ao tabagismo tem ganhado reforço institucional. Desde setembro, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e a Fiocruz intensificaram ações conjuntas para enfrentar o marketing agressivo da indústria do tabaco e alertar sobre os riscos dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs).
“O compromisso do Inca e da Fiocruz é com a ciência”, afirmou Roberto de Almeida Gil, diretor-geral do Inca. Ele destacou que mais de 80 substâncias tóxicas estão presentes no cigarro eletrônico, incluindo metais pesados e agentes cancerígenos.
Mario Moreira, presidente da Fiocruz, reforçou que a tentativa de regulamentar os vapes é uma estratégia disfarçada para legalizar um produto danoso. Segundo ele, a Anvisa proíbe fabricação, importação, comercialização e publicidade dos DEFs no Brasil.
Leia também | Mostra Ceará 2025 promove turismo regenerativo com programação gratuita no Iguatemi Bosque