

André Figueiredo ainda destacou o respeito do partido ao ex-prefeito Roberto Cláudio, mas sinalizou que o PDT não deverá compor alianças com candidaturas que se posicionem como oposição ao atual governo federal | Foto: divulgação
15 de junho de 2025 – O deputado federal André Figueiredo (PDT-CE) fez uma análise detalhada sobre a recente reunião do diretório estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT), que discutiu os rumos da legenda no apoio às gestões da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Ceará
O deputado federal André Figueiredo (PDT-CE) fez uma análise detalhada sobre a recente reunião do diretório estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT), que discutiu os rumos da legenda no apoio às gestões da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Ceará.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Durante o encontro, foi oficializado o apoio do PDT à gestão do prefeito Evandro Leitão (PT). “Já vínhamos mantendo um diálogo constante com o prefeito, e hoje institucionalizamos esse apoio. Dos nossos oito vereadores, sete já compõem a base de sustentação na Câmara Municipal”, explicou André Figueiredo.
Segundo ele, Evandro representa valores convergentes com os ideais do PDT, mesmo sendo filiado ao PT. A decisão reforça a aliança entre os dois partidos no campo progressista de Fortaleza.
No que diz respeito ao governo Elmano de Freitas, o deputado afirmou que o PDT foi convidado pelo próprio governador a integrar sua base de apoio. Apesar de os deputados estaduais da legenda atuarem hoje na oposição, os quatro deputados federais do PDT mantêm um canal aberto de diálogo com o governador.
“Fomos autorizados pela direção estadual a apresentar uma agenda de propostas que reflitam os princípios do partido e que possam ser incorporadas ao plano de governo do Estado”, declarou Figueiredo.
Figueiredo também comentou a atuação de Ciro Gomes, ressaltando que o ex-governador tem autonomia para se manifestar criticamente em relação aos governos federal, estadual e municipal.
Quando questionado sobre alianças com o PL (Partido Liberal), o deputado foi categórico: “Não temos nenhuma animosidade pessoal com nomes como o deputado Alcides, mas o PL tem um projeto nacional voltado à eleição de senadores que serão oposição ao governo federal ou base de um governo de direita. Por isso, não há como apoiar um candidato do PL ao Senado.”
André Figueiredo ainda destacou o respeito do partido ao ex-prefeito Roberto Cláudio, mas sinalizou que o PDT não deverá compor alianças com candidaturas que se posicionem como oposição ao atual governo federal.
Leia também | FBI oferece recompensa por suspeito de matar deputada e marido nos EUA