

Lula viaja ao Canadá para representar o Brasil no G7 | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
15 de junho de 2025 — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará, na próxima segunda-feira (17), da 51ª Cúpula do G7, que será realizada no Canadá. A segurança energética será um dos principais temas da pauta, ao lado de inovação tecnológica, sustentabilidade e infraestrutura.
Embora o Brasil não seja membro do grupo das sete economias mais industrializadas do mundo — formado por Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Japão e Canadá —, o país foi convidado para integrar a sessão ampliada do encontro, que contará também com África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Índia e México.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a participação de Lula será estratégica para adiantar discussões que estarão na pauta da COP-30, a ser realizada em novembro, em Belém (PA). O embaixador Mauricio Lyrio, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, informou que o presidente também deve reforçar convites para participação internacional no evento da ONU sobre mudanças climáticas.
“A ênfase do G7 estará em tecnologia e inovação, diversificação de cadeias de produção de minerais críticos, infraestrutura sustentável e investimentos estratégicos. Todos esses pontos dialogam diretamente com a COP-30”, explicou o diplomata.
Lula foi formalmente convidado a participar da cúpula pelo primeiro-ministro canadense, Mark Carney, no último dia 11. Está prevista uma reunião bilateral entre os dois chefes de Estado no dia 17, paralelamente à programação oficial do G7.
O embarque do presidente está programado para segunda-feira (16).
Leia também | Nova hidrovia no Rio São Francisco vai ligar Sudeste ao Nordeste com transporte de cargas