

Presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, durante anúncio da adesão do Parlamento cearense ao Pacto Nacional contra o Feminicídio | Foto: José Leomar/Alece
11 de fevereiro de 2026 – O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), anunciou, na manhã desta quarta-feira (11), a adesão do Parlamento cearense ao Pacto Nacional – Brasil contra o Feminicídio, iniciativa lançada pelo Governo Federal com o objetivo de fortalecer o enfrentamento à violência de gênero no país.
O pacto foi firmado no início deste mês, em Brasília, com a participação do Governo Federal, do Congresso Nacional e do Poder Judiciário. A proposta é unificar ações de prevenção, proteção e responsabilização diante do crescimento dos casos de violência contra meninas e mulheres, promovendo uma mobilização permanente do poder público em todas as esferas.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Segundo Romeu Aldigueri, a Alece pretende lançar um pacto próprio no âmbito do Legislativo estadual, alinhado à iniciativa nacional. A adesão também integra uma série de atividades que serão desenvolvidas ao longo do mês de março, período marcado pelas ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher.
“Estaremos muito presentes no Mês da Mulher, com a primeira-dama desta Casa, Tainah Marinho Aldigueri, conduzindo uma série de ações junto ao Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC) e à Procuradoria Especial da Mulher (PEM)”, destacou o presidente da Alece durante coletiva de imprensa.
Durante o anúncio, Romeu Aldigueri também parabenizou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pela criação do pacto nacional e ressaltou o caráter suprapartidário da iniciativa.
“Aproveito aqui para parabenizar o presidente Lula pelo lançamento do ‘Pacto Nacional – Brasil contra o Feminicídio’ como uma forma de conscientização e como uma ação programática para defender a honra e a integridade física e moral das mulheres brasileiras. Esse é um movimento de todos nós, é suprapartidário”, afirmou o parlamentar.
A adesão da Alece reforça o compromisso institucional do Legislativo cearense com políticas públicas voltadas à proteção das mulheres e ao combate ao feminicídio no estado.
Leia também | CPI do Crime Organizado paralisa requerimentos contra ministros do STF
Tags:
Romeu Aldigueri, Alece, Assembleia Legislativa do Ceará, Pacto contra o Feminicídio, violência contra a mulher, políticas públicas, direitos das mulheres, feminicídio, Mês da Mulher, Procuradoria Especial da Mulher, Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense, igualdade de gênero, segurança pública, Governo Federal, Portal Terra Da Luz