

Operação fecha lixão clandestino em Gramacho | Foto: Luiz Morier/Ascom
Uma operação realizada nesta segunda-feira (31) pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) identificou diversas irregularidades em um aterro sanitário clandestino em Jardim Gramacho, Duque de Caxias. Caminhões foram flagrados despejando resíduos de forma ilegal, incluindo entulho de obras, materiais eletrônicos e lixo orgânico.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Durante a ação, oito pessoas foram presas e conduzidas para prestar esclarecimentos. Além disso, 15 empresas foram identificadas como responsáveis pelo transporte clandestino dos resíduos para o local. Segundo as investigações, essas empresas adotavam o descarte irregular para reduzir custos e aumentar os lucros.
A operação contou com o apoio de policiais civis da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), agentes da Polícia Militar e do Comando de Polícia Ambiental. No local, os agentes encontraram ainda dois fornos em funcionamento para a produção ilegal de carvão vegetal.
Os fiscais do Inea inspecionaram empresas e depósitos próximos ao aterro para verificar a regularidade da documentação. Duas infrações ambientais já foram confirmadas:
A expectativa é de que o valor total arrecadado com as sanções aplicadas na operação chegue a R$ 1,5 milhão.
Leia também | Turismo internacional no Brasil bate recorde em fevereiro de 2025 com U$ 823 milhões injetados