

Esquema de corrupção em Guarulhos mira ex-funcionários da gestão anterior | Foto: PCSP/Divulgação
31 de julho de 2025 – Com apoio do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), a Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (31 de julho de 2025) a segunda fase da Operação Publicanos, que investiga um esquema de fraudes no sistema de arrecadação de impostos da Prefeitura de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo. O esquema teria causado um prejuízo de R$ 14 bilhões aos cofres públicos.
Segundo as investigações, o esquema envolvia funcionários públicos e agentes privados ligados à administração anterior do município, com foco na atuação da Secretaria de Finanças.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
De acordo com o Setor Especializado no Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro, a quadrilha operava desde 2022 e chegou a envolver cerca de 600 servidores, que recebiam propina para falsificar documentos fiscais e desviar recursos municipais.
A operação desta quinta mobilizou 53 policiais civis e 23 viaturas para cumprimento de mandados de busca e apreensão em dez endereços diferentes da cidade. As diligências continuam e novas fases da operação não estão descartadas.
Em nota oficial, a atual gestão da Prefeitura de Guarulhos declarou total apoio à operação, destacando que os desvios comprometeram diretamente a qualidade dos serviços públicos prestados à população.
A prefeitura informou que está colaborando com a Justiça e que os recursos desviados poderiam ter sido usados para beneficiar diretamente as famílias da cidade.
Leia também | Eduardo Bolsonaro amplia crise e pode ser indiciado por coação, avaliam investigadores
Tags: Guarulhos, operação publicanos, polícia civil, Ministério Público, corrupção, desvio de dinheiro público, fraude fiscal, servidores públicos, prefeitura de Guarulhos, São Paulo, crime organizado