Fraudes no Caixa Tem podem ter causado prejuízo de R$ 2 bilhões desde 2020, diz Polícia Federal | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (15), a Operação Farra Brasil 14, no Rio de Janeiro, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes por meio do aplicativo Caixa Tem. Segundo a PF, o grupo criminoso pagava propinas a funcionários da Caixa Econômica Federal e de lotéricas para obter acesso irregular a valores pagos por programas sociais do governo federal.
Durante a ação, foram apreendidos 20 celulares, seis notebooks, dois veículos e documentos, que agora passarão por perícia técnica para aprofundar as investigações.
Desde a criação do Caixa Tem, em abril de 2020, já foram registrados aproximadamente 749 mil processos de contestação envolvendo quase R$ 2 bilhões em valores suspeitos, segundo a Coordenação de Repressão a Fraudes Bancárias Eletrônicas da PF.
As fraudes atingem principalmente beneficiários de programas sociais, mas também trabalhadores que recebem FGTS e Seguro-Desemprego por meio do aplicativo.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A operação mobilizou cerca de 80 agentes da Polícia Federal, que cumpriram 23 mandados de busca e apreensão em sete cidades fluminenses: Niterói, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Macaé e Rio das Ostras. Além disso, a Justiça Federal determinou medidas cautelares para 16 investigados, em substituição à prisão.
Os envolvidos responderão por diversos crimes, como organização criminosa, furto qualificado, corrupção ativa e passiva, e inserção de dados falsos em sistemas de informação, com penas que podem ultrapassar 40 anos de reclusão.
A Caixa Econômica Federal, por meio de nota oficial, informou que colabora com as investigações, mantendo cooperação contínua com os órgãos de segurança pública e reforçando que os dados dos clientes são protegidos por tecnologias avançadas e monitoramento constante.
Leia também | Justiça dos EUA impede governo Trump de deportar mais de 530 mil imigrantes latino-americanos