

Durante a operação foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão | Foto: reprodução
18 de julho de 2025 – O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (18/07), a “Operação Subterfúgio”, que investiga suspeitas de superfaturamento em contratos de limpeza pública firmados pela Prefeitura de Ibiapina.
A operação, conduzida pela Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), cumpre três mandados de prisão temporária contra empresários e 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Ibiapina, Hidrolândia, Ipu, São Benedito e Fortaleza.
As ordens judiciais, expedidas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, estão sendo executadas com o apoio de promotores de Justiça e do Departamento Técnico Operacional (DTO) da Polícia Civil.
As buscas ocorrem em imóveis residenciais de agentes públicos e empresários, além da sede da Prefeitura de Ibiapina e da empresa investigada. Durante a ação, foram apreendidos documentos e equipamentos eletrônicos.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A investigação apura indícios de superfaturamento e inexecução contratual nos serviços de limpeza urbana. Também são apuradas possíveis práticas de peculato, falsidade ideológica e associação criminosa, com indícios de envolvimento de autoridade com foro privilegiado.
O contrato entre a Prefeitura de Ibiapina e a empresa investigada já soma, até o momento, o valor de R$ 6.437.762,42.
Leia também | BioParque do Rio é fechado temporariamente após morte de galinhas-d’angola
Tags: Ministério Público do Ceará, operação Subterfúgio, superfaturamento contratos, limpeza pública Ibiapina, Procap, corrupção no Ceará, Polícia Civil do Ceará, mandados de prisão Ibiapina, Prefeitura de Ibiapina, contratos suspeitos, peculato, associação criminosa, Justiça Ceará