

Deputada Melissa Hortman, em um discurso após ser reeleita para seu terceiro mandato. Ela e o marido foram mortos em um ataque a tiros | Foto: AP/Abbie Parr
14 de junho de 2025 — Um ataque a tiros com motivação política chocou o estado de Minnesota (EUA) na madrugada deste sábado. A deputada estadual Melissa Hortman e seu marido, Mark Hortman, foram mortos dentro de casa, na cidade de Brooklyn Park, em um crime que as autoridades classificam como um ato de violência política direcionada.
Pouco antes do ataque, o mesmo criminoso teria alvejado o senador estadual John Hoffman e sua esposa, em Champlin, cidade vizinha. Ambos passaram por cirurgia, e o governador de Minnesota, Tim Walz, afirmou que os médicos estão “cautelosamente otimistas” quanto à recuperação do casal.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Segundo o Departamento de Apreensão Criminal de Minnesota, o atirador trocou tiros com policiais após o ataque e fugiu a pé, abandonando um veículo que continha um manifesto com nomes de outras autoridades políticas.
Testemunhas relataram que o homem se passou por policial para se aproximar das vítimas. Como medida de segurança, o governo local impôs uma ordem de confinamento domiciliar (shelter-in-place) em um raio de três milhas a partir do campo de golfe Edinburgh, onde a caçada ao suspeito está concentrada.
As autoridades pedem que moradores não abram a porta a supostos agentes sozinhos e entrem em contato com o número de emergência 911 para confirmar a identidade de qualquer policial.
O presidente Donald Trump comentou o caso em comunicado oficial da Casa Branca. Ele confirmou que o FBI irá apoiar a investigação conduzida pelas autoridades estaduais e locais.
“Fui informado sobre o terrível tiroteio ocorrido em Minnesota, que parece ter sido um ataque direcionado contra legisladores estaduais. Uma violência tão horrível não será tolerada nos Estados Unidos da América. Deus abençoe o grande povo de Minnesota, um lugar verdadeiramente grandioso!”, declarou o presidente.
Melissa Hortman, que havia sido reeleita para seu terceiro mandato, era uma das figuras mais influentes da política local. Sua morte gerou comoção entre parlamentares e autoridades de todo o país.
Leia também | Israel declara Irã como principal frente de combate e amplia risco de guerra regional