

Militares israelenses evacuam feridos de helicóptero após ataque por míssil antitanque feito pelo Hezbollah – 19/09/2024 | Foto: Ayal Margolin/Reuters
22 de junho de 2025 — O grupo militante Hezbollah, com sede no Líbano e apoio do Irã, condenou neste domingo os ataques dos Estados Unidos contra instalações nucleares iranianas. Em comunicado oficial, a organização classificou a ação como um ato de “arrogância” e “terrorismo de Estado”, mas não anunciou participação em qualquer eventual retaliação iraniana.
A resposta do Hezbollah surge em meio à crescente tensão após o bombardeio das instalações de Fordow, Natanz e Isfahan, realizado na noite de sábado (21), e segue o pronunciamento do governo iraniano, que prometeu manter seu programa nuclear ativo, apesar dos danos causados.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A nota do Hezbollah não poupou críticas ao ex-presidente norte-americano Donald Trump, a quem atribuiu “ilusões de controle e arrogância”, acusando os EUA de serem uma ameaça direta à estabilidade da República Islâmica do Irã.
“Isso prova para o mundo inteiro que a América é a patrocinadora oficial do terrorismo e não reconhece convenções internacionais, leis humanitárias, compromissos ou obrigações”, afirmou o grupo.
O comunicado também convocou países árabes, islâmicos e os povos livres do mundo a se posicionarem ao lado do Irã diante do cenário internacional cada vez mais instável.
Apesar da retórica agressiva, o Hezbollah evitou declarar intenção de participar ativamente de uma resposta militar contra os EUA ou seus aliados. A cautela pode indicar uma tentativa estratégica de manter a atuação regional sob controle enquanto o Irã avalia seus próximos passos.
Os Estados Unidos classificam oficialmente o Hezbollah como uma organização terrorista, o que acirra ainda mais as tensões diplomáticas e militares no Oriente Médio.
Leia também | Tragédia em Praia Grande (SC): três vítimas de queda de balão foram encontradas abraçadas e carbonizadas