O Papa Francisco acena ao aparecer inesperadamente durante a missa do Domingo de Ramos na Praça de São Pedro, no Vaticano | Foto: REUTERS/Yara Nardi
O Papa Francisco emocionou fiéis ao participar, neste domingo (13), da cerimônia do Domingo de Ramos no Vaticano, sem o auxílio de oxigênio e com voz visivelmente mais forte. Aos 88 anos e ainda com aparência frágil, o pontífice demonstrou sinais de recuperação após enfrentar uma longa internação por dupla pneumonia.
Durante a celebração, na Praça de São Pedro, o Papa saudou os fiéis com a tradicional mensagem:
“Feliz Domingo de Ramos! Feliz Semana Santa!”
Apesar da presença não estar confirmada oficialmente, o Papa surgiu de surpresa, gerando grande comoção. A homilia foi escrita por ele, mas presidida pelo cardeal Leonardo Sandri, que transmitiu uma mensagem de gratidão pelas orações recebidas:
“Neste momento de fraqueza física, eles me ajudam a sentir ainda mais a proximidade, a compaixão e a ternura de Deus”, escreveu Francisco, que também pediu orações pelas vítimas de guerras, pobreza, catástrofes naturais e do recente desabamento de uma boate na República Dominicana.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Na quinta-feira (10), o Papa também havia feito uma visita surpresa à Basílica de São Pedro, onde abençoou fiéis e cumprimentou turistas. Embora utilizasse cadeira de rodas e manta, ele estava visivelmente animado e não utilizava oxigênio adicional.
Segundo o Vaticano, Francisco foi ao local para rezar diante do túmulo de Pio X e supervisionar reformas. Ainda em recuperação, o Papa segue com sessões de fisioterapia motora e respiratória.
Fontes próximas afirmam que o pontífice passa longos períodos sem oxigênio e que o uso de cânulas nasais agora é apenas terapêutico. Sua participação nas cerimônias da Semana Santa e da Páscoa dependerá das condições climáticas e da sua evolução clínica.
Leia também | Isaquias Queiroz conquista ouro na Copa Brasil de Canoagem e testa novo desempenho para o Mundial