Christiane Leitão, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE) | Foto: divulgação
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Christiane Leitão, destacou nesta terça-feira (18) a preocupação da entidade com a segurança pública no estado e alertou sobre o crescente número de golpes que usam indevidamente a identidade de advogados para enganar clientes.
“Estamos acompanhando com muita preocupação a pauta da segurança pública em nosso Estado. A OAB Ceará já esteve reunida com o governador e com o secretário de Segurança e esperamos uma resposta firme aos índices de criminalidade e à insegurança. Nossa advocacia também tem sido alvo do chamado ‘golpe do falso advogado’, que já atingiu centenas de profissionais e seus clientes”, afirmou Leitão em vídeo publicado nas redes sociais da entidade.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Com mais de 140 denúncias registradas, a OAB Ceará intensificou o diálogo com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para discutir a segurança digital no Processo Judicial Eletrônico (PJe) e promover ações conjuntas que auxiliem a Polícia Civil nas investigações.
“Esse tipo de crime compromete a relação de confiança entre advogado e cliente, causando prejuízos à sociedade e à classe advocatícia. A OAB-CE acompanha de perto essa situação preocupante e já solicitou ao comando da Polícia Civil a criação de uma força-tarefa para acelerar as investigações e identificar os responsáveis”, destacou Leitão.
Para evitar cair em golpes, a OAB-CE recomenda que clientes verifiquem a inscrição do advogado no Cadastro Nacional dos Advogados e entrem em contato diretamente com o profissional antes de realizar qualquer pagamento.
“A advocacia verdadeira é pautada na ética, na responsabilidade e no compromisso com a Justiça. Denuncie qualquer tentativa de fraude. A OAB Ceará está ao lado da sociedade para proteger os direitos de todos”, reforçou a presidente da entidade.
A OAB Ceará disponibiliza canais para denúncias de golpes e irregularidades:
Leia também | Governo anuncia isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil