

Quatro personagens representando o tatu-bola, a onça-parda, o agricultor e uma criança são utilizados como ferramentas lúdicas e atrativas para conversar com as crianças sobre a floresta da Caatinga | Foto: divulgação
Dando continuidade às ações pelo Dia Nacional da Caatinga, comemorado no dia 28 de abril, a Associação Caatinga (AC) irá promover apresentações de teatro de fantoches no Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (CIADI), localizado na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. A atividade será realizada nos dias 18 e 19 de abril, de 10h às 11h e de 15h40 às 16h40. O objetivo é criar um vínculo afetivo entre as crianças e o meio ambiente, especialmente o bioma Caatinga.
Essa é mais uma ação do projeto No Clima da Caatinga (NCC), realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. No teatro de fantoches, quatro personagens representando o tatu-bola, a onça-parda, o agricultor e uma criança são utilizados como ferramentas lúdicas e atrativas para conversar com as crianças sobre a floresta da Caatinga. Nessa história, a personagem principal é a Jurema, que veio passear na “cidade grande”. A Jurema conversa com a onça-parda, que está triste porque percebeu que, em Fortaleza, poucas pessoas conhecem a Caatinga e sua biodiversidade. Dito isso, o objetivo da história é apresentar a Caatinga de maneira simples e divertida.
Após a fábula, aparece o “Tatutinga”, mascote do projeto No Clima da Caatinga, para abraçar e interagir com as crianças. “Nossa intenção é criar uma memória afetiva no público com essa interação real e palpável com os elementos da Caatinga que, por vezes, estão distantes do contexto das pessoas no meio urbano”, destaca Marília Nascimento, coordenadora de educação ambiental da Associação Caatinga.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A próxima ação em referência à data será no dia 25 de abril, às 8h, no auditório da Federação das Indústrias e Comércio (FIEC). A Associação Caatinga irá promover, também por meio do projeto No Clima da Caatinga, a segunda edição do seminário “Incentivos econômicos para a conservação da natureza”. “Nesse seminário vamos debater sobre diversos temas econômicos ligados à conservação do meio ambiente, como a criação e o fortalecimento de políticas públicas socioambientais, incentivos econômicos para projetos de preservação, implementação do Código Florestal e também vamos debater as novidades do mercado de carbono”, destaca Daniel Fernandes, coordenador geral da Associação Caatinga.
Teatro de fantoches
Local: Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (CIADI)
Endereço: Av. Pontes Vieira, nº 2300 – Anexo III da Assembleia Legislativa, Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque, Dionísio Torres, Fortaleza
Data: 18 e 19 de abril
Hora: 10h às 11h e de 15h40 às 16h40
Leia também | Café da manhã do Vila Marola encanta exigentes paladares em hotel da Taíba (CE)
O projeto é realizado pela Associação Caatinga em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, atua no semiárido brasileiro desde 2011 e atualmente está em sua quarta fase. O objetivo é diminuir os efeitos potencializadores do aquecimento global por meio da conservação do semiárido, a partir do desenvolvimento de um modelo integrado de conservação da Caatinga.
A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é
Promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.
Leia também | Chanceler russo diz que há interesse em acabar rapidamente com guerra