Cultura Teatro da Boca Rica abre inscrições para cursos gratuitos de formação em Artes Cênicas e Neurodiversidade (autismo) O programa será realizado em Fortaleza, Guaramiranga, Itapajé, Tejuçuoca e Jaguaribe
Ao todo, vão ser ofertadas mais de 1.020 vagas | Foto: divulgação
Tejuçuoca, Itapajé, Jaguaribe, Guaramiranga e Fortaleza vão receber a série de ações formativas que compõem o Programa de Formação Continuada da Escola Livre Teatro da Boca Rica: culturas, artes, ofícios, pensamentos e neurodiversidades. Com inscrições abertas e gratuitas, as atividades serão realizadas de março a dezembro de 2023 no formato híbrido (online e presencial). O programa é voltado para artistas, dramaturgos, técnicos da cena, atores, diretores, bailarinos, músicos, cantores, circenses, pensadores, professores, estudantes das escolas de artes e cultura, autistas, profissionais da neurodiversidade, da saúde, educação, artes em geral.
São 17 atividades, sendo 5 experimentos cênicos, 10 multirresidências criativas e 2 cursos avançados, somando 640h/a. A formação conta com 21 professores criadores de estados como Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo e de países como Rússia e França. Entre os professores criadores, o Programa conta com 2 autistas, ambos com autismo de nível 1 de suporte, sendo uma de superdotação e altas habilidades. Entre o público, h17averá a participação de autistas nas multirresidências voltadas para esse público (autismo de nível 1 de suporte). Os alunos de cada atividade que obtiverem 75% de presença vão receber certificado.
Entre as ações, de 31 de março a 02 de abril e de 21 a 23 de abril, acontece em Tejuçuoca o Experimento Cênico “Reciclando Figurinos e Ideias”, com Ricardo Bessa, que é ator, diretor, dramaturgo e designer de figurinos. Já entre os dias 28 e 30 de abril, em Fortaleza, o Programa promove, no formato online, o Curso Avançado: Economia Criativa, Leis de Incentivo à Cultura e Elaboração de Projetos Culturais, ministrado por Paulo Benevides, economista, professor e especialista em mercado cultural. O mesmo curso vai ser realizado em Itapajé, de 05 a 07 de maio. O Município também recebe, de 16 a 18 de junho, a Multirresidência Criativa “Tecnologias da Cena – A Cenografia e os Aspectos Visuais da Cena”, com Rodrigo Frota, professor da Universidade Estadual do Cariri (URCA) e diretor de arte – agraciado com dois prêmios nacionais pela sua direção de arte do filme “Pacarrete” (2018).
De acordo com Rejane Reinaldo, diretora do Programa de Formação Continuada da Escola Livre Teatro da Boca Rica: culturas, artes, ofícios, pensamentos e neurodiversidades, esta edição vai abranger áreas como teatro, dança, circo, ópera, música, performance, teatro de sombras, audiovisual, ofícios/tecnologias da cena, como figurino, cenário, adereço, cenografia, iluminação, sonoplastia e direção de arte, além de filosofia da arte, sociologia da arte, antropologia da arte e neurodiversidades (autismo). Ao todo, vão ser ofertadas mais de 1.020 vagas.
“O Programa se estrutura de atividades como cursos avançados, experimentos cênicos e multirresidências criativas, como forma de aprofundar todos esses temas pertinentes ao fazer e pensar a arte, entre criações e intercâmbios a partir do encontro do público com criadores, pesquisadores e professores do Brasil e de países como França e Rússia”, ressalta Rejane.
O Programa de Formação Continuada da Escola Livre Teatro da Boca Rica: culturas, artes, ofícios, pensamentos e neurodiversidades é uma realização da Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica e Escola Livre Teatro da Boca Rica. Apoio Cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Lei 18.012 de 1º de abril de 2022, Escolas da Cultura do Ceará.
Foto termográfica do município de Aracati. Novas análises serão feitas em Viçosa do Ceará e Sobral, Recife (PE), Ouro Preto (MG) e Rio de Janeiro (RJ). Foto: divulgação