logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Gato Net: Polícia desarticula provedor clandestino de internet ligado ao Comando Vermelho no RJ
Gato Net Polícia desarticula provedor clandestino de internet ligado ao Comando Vermelho no RJ
26/03/2025
Moda e Literatura se encontram na XV Bienal Internacional do Livro do Ceará
Literatura Moda e Literatura se encontram na XV Bienal Internacional do Livro do Ceará
26/03/2025
Exibir tudo

Opinião Uma reforma tributária prática, justa e eficiente deve mudar o país Por Jorge Gonçalves Filho, presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo - IDV

Opinião: Uma reforma tributária prática, justa e eficiente deve mudar o país

Foto: reprodução/Agência Brasil

Há pouco mais de um ano, escrevi um artigo sobre a reforma tributária, e agora volto a este tema tão importante para a economia, a população e os setores do comércio e da indústria no Brasil. A sanção do Projeto de Lei Complementar (PLP) 68, de 2024, transformando-o na Lei Complementar nº 214/25, em janeiro deste ano, que regulamenta a maior parte da reforma tributária, foi um momento histórico após décadas de debate no Congresso Nacional, afinal, ela traz mudanças significativas na cobrança de impostos sobre o consumo.

No entanto, a sanção veio acompanhada de 17 vetos que geraram polêmica e reacenderam discussões sobre os impactos econômicos e sociais, contudo, sem mudar a essência da reforma. Dentre estes vetos, estão a exclusão de medicamentos públicos adquiridos por entidades e filantrópicas; uma regra de IPVA para aeronaves e embarques de luxo, pois embora a reforma permita a cobrança do imposto por estado, a decisão sobre a progressividade do tributo foi limitada, o que pode reduzir sua eficácia no combate às desigualdades; e uma desoneração ampliada para dispositivos médicos e produtos de saúde menstrual.

A criação do IVA dual, dividida entre a União (CBS) e os estados e municípios (IBS), tende a simplificar a tributação sobre o consumo, mas a estimativa de alíquota de 26,5% a 27,9% causa preocupação. Outra questão refere-se à guerra fiscal, com a cobrança do IVA no destino, e não na origem, que visará acabar com esta guerra entre os estados. Haverá uma mudança estrutural nos planejamentos das empresas com atuação nacional. No entanto, uma região que depende de incentivos fiscais, como a Zona Franca de Manaus, acabou tendo tratamento diferenciado. Há, ainda, o chamado “imposto do pecado”, com a criação de um imposto seletivo sobre itens relacionados à saúde e ao meio ambiente, como cigarros, equivalentes e a muito discutida dessa aplicação seletividade em bebidas açucaradas, em um país que é um dos maiores exportadores mundiais de açúcar, tudo envolve a desestimular o consumo desses produtos. No entanto, o setor produtivo crítico carece de clareza sobre os critérios de incidência e a possibilidade de aumento de custos para os consumidores.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Ainda temos a tributação de heranças e património, pois a reforma também estabelece a progressividade do ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação), incluindo a cobrança sobre heranças no exterior. A medida foi bem recebida por parte da sociedade, mas as entidades corporativas têm um aumento da complexidade tributária e da fuga de capitais.

Nas linhas gerais, este é o cenário atual da LC 214/25. Mas quais serão os impactos e as perspectivas da reforma tributária para o varejo? Inicialmente, há uma expectativa de redução da carga tributária para determinados setores que comercializam bens tidos como essenciais, como medicamentos, itens da cesta básica e dispositivos médicos. Por outro lado, há uma expectativa de aumento da carga tributária para as bebidas alcoólicas e o setor de serviços.

Com relação aos créditos, eles serão protegidos em relação aos valores efetivos, pagamentos de IBS e CBS nas operações anteriores, com a possibilidade de restrição do crédito sobre o montante cobrado na etapa anterior nas hipóteses de operações desoneradas e também para os bens e serviços que não estejam relacionados ao desenvolvimento de atividade econômica por pessoa física, caracterizados como contribuintes do regime regular, que serão considerados de uso ou consumo pessoal.

A reforma tributária também impactará as operações de logística, e acabará os incentivos para instalações de centros de distribuição em estados que oferecem incentivos fiscais para tal, pois, agora, os planejamentos logísticos devem levar as operações para perto das regiões com maior consumo. E, para o comércio eletrônico, a LC 214/25 prevê que as plataformas digitais que intermedeiem transações on-line ou controlem um ou mais dos elementos essenciais à operação (cobrança, pagamento, termos e condições ou entrega) sejam responsáveis pelo recolhimento dos tributos, caso o fornecedor seja domiciliado no exterior (solidariamente com o adquirente) ou não emita documento fiscal (solidariamente com o adquirente).

Outra mudança importante será no Sistema Tributário Nacional, com fortes impactos em planejamentos tributários, variando de setor para o setor e acarretando em alguns desafios decorrentes da reforma, como possíveis dificuldades para recuperação de saldos acumulados de ICMS e PIS/Cofins, pluralidade de alíquotas, reduções de alíquotas de IBS e CBS decorrentes para alguns produtos, prováveis entraves para apropriação futura de créditos de IBS e CBS, além do próprio desafio para a limpeza dos impostos, com parametrização de sistemas, adequação das áreas contábeis/tributárias, revisão de estratégias de precificação, logística e distribuição.

Cabe aproveitar este artigo para um alerta às empresas de todos os portes para que se preparem para a implantação da reforma tributária, que terá o início da transição (substituição dos impostos PIS, Cofins, ICMS, ISS e IPI) em janeiro/26, com a aplicação de forma experimental da cobrança do CBS (0,9%) e IBS (0,1%), alíquotas que deverão ser destacadas nos documentos fiscais.

No ano passado, o IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) atuou fortemente no tema reforma tributária, participando dos grupos de trabalho do Governo Federal, responsáveis pela elaboração dos PLPs e dando seu parecer na elaboração de emendas parlamentares para o PLP nº 68/24 durante sua fase de tramitação na Câmara dos Deputados e também no Senado Federal.

Neste ano, o IDV também apresentará nas próximas fases da implantação da LC 214/25 e continuará analisando e deliberando, junto ao Comitê Tributário do Instituto, as emendas parlamentares para aprimoramento de pontos estratégicos do PLP nº 108/24, em trânsito no Senado, que instituirá o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços.

E repito, aqui, o que comentei no ano passado, a reforma tributária dará ao consumidor transparência no valor do imposto pago, que deverá ser destacada nas etiquetas de preço e nos documentos fiscais, contudo, o sucesso ou o fracasso da reforma tributária dependerá da sistemática de cobrança do IBS e CBS, um ponto nevrálgico ligado aos mecanismos de divisão de pagamento, que garante o pagamento dos impostos no ato da transação, e o cashback , que proporciona isenção de parte dos impostos ao consumidor final de baixa renda e fazer com que mais empresas e as pessoas pagam corretamente seus impostos, aumentando a base de arrecadação. Consequentemente, haverá maior cobrança sobre os órgãos governamentais pelo uso adequado e eficaz desses recursos dos impostos e impostos, quiçá, mais pagadores fariam com que todos pagassem uma tarifa menor de IVA.

O debate envolvendo a reforma tributária no Brasil avança e é um projeto de longo prazo a ser finalizado em 2032; A cada passo, os stakeholders devem focar para alcançar a promessa de uma reforma tributária em uma realidade prática, justa e eficiente.


Jorge Gonçalves Filho, presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo – IDV


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz.


Leia também | A reforma tributária e o futuro das entidades sem fins lucrativos

Artigo A reforma tributária e o futuro das entidades sem fins lucrativos
Jorge Gonçalves Filho | Foto: divulgação
Compartilhar

Artigos Relacionados

Opinião: O luxo que se move em silêncio. Por que os investidores mais sofisticados não erram e quase nunca aparecem?

Vista aérea de área nobre urbana em Fortaleza simboliza o novo mercado imobiliário de luxo, marcado por estratégia, discrição e preservação patrimonial | Foto: reprodução

02/02/2026

Opinião: O luxo que se move em silêncio. Por que os investidores mais sofisticados não erram e quase nunca aparecem? Por Sacha Myrna - CEO X Metros Quadrados


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Saúde: Governo inicia vacinação nacional contra dengue com imunizante do Butantan0
    Saúde: Governo inicia vacinação nacional contra dengue com imunizante do Butantan Campanha começa com profissionais da atenção primária do SUS e marca a entrada da primeira vacina de dose única contra os quatro sorotipos da dengue no sistema público
    09/02/2026
  • Estética e saúde mental: quando o espelho vira pressão0
    Saúde: Estética e saúde mental: quando o espelho vira pressão Especialistas alertam para impactos de padrões irreais de beleza e defendem procedimentos estéticos aliados ao equilíbrio emocional
    09/02/2026
  • Resgate: Advogada que sobreviveu a incêndio fala sobre recuperação após alta0
    Resgate: Advogada que sobreviveu a incêndio fala sobre recuperação após alta Com 63% do corpo queimado, Juliane Vieira relembra resgate da família, desafios da reabilitação e planos para voltar a advogar
    09/02/2026
  • Segurança: Piloto é preso dentro de avião em Congonhas por suspeita de abuso sexual infantil0
    Segurança: Piloto é preso dentro de avião em Congonhas por suspeita de abuso sexual infantil Investigação aponta atuação em rede criminosa há oito anos; mulher é presa acusada de aliciar as próprias netas
    09/02/2026
  • Investigação: PF quebra criptografia e acessa dados do celular de Daniel Vorcaro0
    Investigação: PF quebra criptografia e acessa dados do celular de Daniel Vorcaro Informações extraídas do aparelho do dono do Banco Master serão compartilhadas com o STF e a Procuradoria-Geral da República
    09/02/2026
  • Esporte: Lindsey Vonn sofre queda grave na Olimpíada de Inverno e é resgatada de helicóptero0
    Esporte: Lindsey Vonn sofre queda grave na Olimpíada de Inverno e é resgatada de helicóptero Lenda do esqui alpino caiu durante a prova de downhill feminino, recebeu atendimento médico imediato e deixou a pista por via aérea
    08/02/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas