logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Meio Ambiente: Projeto Plantar Vida avança na restauração de áreas ambientais na Bacia do Rio Camanducaia
Meio Ambiente: Projeto Plantar Vida avança na restauração de áreas ambientais na Bacia do Rio Camanducaia
13/04/2025
Formação: Casa de Vovó Dedé oferece curso gratuito de gastronomia para quem quer empreender
Formação: Casa de Vovó Dedé oferece curso gratuito de gastronomia para quem quer empreender
13/04/2025
Exibir tudo

Opinião: Srs. ministros Camilo Santana e Alexandre Padilha Por Gonzalo Vecina, médico sanitarista, fundador e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Srs. ministros Camilo Santana e Alexandre Padilha

Foto: reprodução

Temos um imenso transatlântico, tendo a bordo cerca de 240 mil jovens brasileiros navegando rapidamente em direção a um imenso iceberg chamado exame da ordem, no qual o Congresso e as entidades médicas brasileiras estão se lambuzando e parecem que desejam que eles se afoguem! E o imenso esforço que a sociedade está realizando para aumentar a necessária oferta de médicos soçobre.

Senhores, os seus ministérios deixaram as faculdades de medicina criar um excepcional negócio – faculdades de medicina com 250 vagas ano com uma mensalidade de R$15 mil! Um imenso negócio! Não têm professores, não têm local para realizar a parte prática da formação – internato e nem pensar residência. Não têm hospital, escola ou serviços onde capacitar os alunos.

Já as entidades médicas, algumas inclusive fizeram avisos, mas a busca de ganhar dinheiro e a real falta de médicos junto com os desgovernos que vivemos nos últimos anos, nos levaram a um momento em que enfrentamos uma tempestade perfeita – o que os órgãos oficiais não permitem que funcione, o Judiciário garante o funcionamento – existe um grande número de faculdades privadas funcionando graças a medidas judiciais. Com isso, não estou acusando o Judiciário que interpreta as leis, acuso o Congresso que, neste momento, quer criar uma válvula de escape chamado exame da ordem e o Executivo que não se apresenta para enfrentar os tubarões do ensino privado que têm farta representação no Legislativo.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Estamos próximos a um desastre – o exame da ordem, vulgarizado pelos advogados, impede o reprovado de atuar como advogado em situações definidas pelo sistema legal, mas permite que o profissional atue no mundo jurídico. No caso da medicina, a reprovação não permite que o profissional que ganhou um diploma de uma instituição reconhecida pelo Poder Público realize qualquer atividade dentro do cuidado a saúde! E isso é correto, pois não foi aprovado em um exame que busca saber se ele foi adequadamente preparado pela sua faculdade para atender os pacientes.

O que acontecerá com o aluno reprovado? Se estima que cerca de 70 a 75% dos alunos serão reprovados, ou seja, algo como 30 mil alunos por ano, que estarão formados ao longo de um curso de seis anos em período integral e não poderão ter atividade na área para a qual foram formados. O que serão? Certamente irão encontrar subempregos ilegais como médicos de segunda classe, tendo um carimbo de um profissional para legalizar uma situação que eticamente não terá como ser suportada.

A lei que criou o Mais Médicos (12871/13) foi uma ação muito corajosa e necessária. O Brasil precisava e precisa de mais médicos e a solução dos médicos cubanos foi correta. Por volta de 45 milhões de brasileiros passaram a ter acesso à assistência medica na atenção básica nas áreas mais desiguais do país. A elite medica e os políticos de ocasião foram contra pela má-fé ou por seus interesses escusos. Porém, a lei também permitiu criar novas faculdades em locais onde elas seriam mais necessárias. Não existe como mandar um profissional para onde ele não queira ir, a solução passa de certa forma por saturar a oferta de profissionais. Com certeza continuarão a existir vazios assistenciais que terão que ser resolvidos por políticas públicas mais inteligentes… e caras.

Assim sendo, faltam médicos e a criação de faculdades, que é parte da solução, está em marcha, mas não pode ser realizada de qualquer forma e muito menos resolvida da forma como está sendo proposta através do exame da ordem.

O MEC terá que fazer valer sua autoridade regulatória em relação aos alunos de medicina. Na área da saúde, existe uma assimetria de informação que impede que o mercado seja o regulador. Assim, o Executivo terá que regular as condições de funcionamento das faculdades e verificar ao longo do tempo as condições de funcionamento das escolas. Além disso, criar um conjunto de condições que permitam acompanhar o funcionamento das escolas e processo de formação dos médicos.

Essas discussões são bem conhecidas no meio médico. A proposta da fiscalização dos cursos, a criação das diretrizes educacionais mínimas, a proposta dos exames seriados aos quais todos deverão ser submetidos, entre outras medidas, são capazes de produzir o efeito de garantir uma maior homogeneidade nos formandos.

A lei 12.871/13 também propôs o sistema nacional de avaliação do ensino superior da qual se originou a proposta da avaliação seriada do ensino médico nos 2º,4º e 6º ano e porta de entrada da imprescindível residência medica, foram suspensas na esquecida balbúrdia que foi o governo Temer com a famosa EC 95/16.

A lei 12.871/13 também propôs o sistema nacional de avaliação do ensino superior, que originou a proposta da avaliação seriada do ensino médico nos 2º,4º e 6º ano e o plano de ser uma porta de entrada para a imprescindível residência medica. No entanto, essa questão foi suspensa na esquecida balbúrdia que foi o governo do presidente Michel Temer com a famosa Emenda Constitucional nº 95 de 2016.

Os conselhos médicos querem atuar na oferta de médicos e é isso que ganharam com as medidas tomadas naquele governo – se ataca freando a entrada de novos médicos e não se ataca a causa da má-formação, que é a ausência da regulação do MEC na formação dos médicos necessários ao funcionamento do SUS!

Temos que enfrentar a necessidade de formar mais médicos, mas temos que garantir que sua formação seja regulada e acompanhada pelo Estado. A proposta do exame da ordem é tão criminosa quanto permitir que profissionais despreparados sejam permitidos atuar na atenção a saúde de nossos pacientes.

É fundamental que essa discussão não fique encobertada nos gabinetes de Brasília ou realizada no escurinho do Congresso, onde tudo se resolve com uma emenda Pix secreta!

A solução está na ação do Estado em fiscalizar o funcionamento das faculdades de medicina públicas e privadas que se candidataram a formar medico que poderão conduzir o funcionamento do SUS para uma nova realidade.

É importante que a sociedade saiba que no Congresso existem muitos projetos de lei caminhando no sentido de aprovar leis que se propõe a punir os alunos das faculdades que o estado brasileiro permitiu funcionarem. E é isso que o propalado exame da ordem propõe – mas eu sou a favor de que médicos despreparados atendam os pacientes do SUS? Não, isso é inaceitável! O que todos deveremos buscar, é que os alunos e as famílias que bancaram esse sonho da formação de médicos não se transformem em uma tragédia – ter um jovem recém-formado que será levado a atuar de maneira ilegal como um submédico atendendo em alguma biboca que também terá o beneplácito do Estado brasileiro.

Todas essas situações poderão ser evitadas se os senhores ministros chamados no título desta súplica se moverem e fizerem o que a sociedade espera de vossas senhorias.


Gonzalo Vecina é médico sanitarista, fundador e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz.


Leia também | Dengue: um desafio para o sistema de saúde e a segurança do paciente

Opinião: Dengue: um desafio para o sistema de saúde e a segurança do paciente
Gonzalo Vecina | Foto: reprodução
Compartilhar

Artigos Relacionados

SEO da Inteligência Artificial: o novo palanque da política em 2026

Especialistas apontam que campanhas que dominarem estratégias de IA terão vantagem competitiva no ambiente digital | Foto: reprodução

04/12/2025

Opinião: SEO da Inteligência Artificial: o novo palanque da política em 2026 Por Marcelo Bissuh, fundador da Nomos


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 07/12/2025

    Norris, Piastri e Verstappen: o que cada piloto precisa para ser campeão da F1, 7 de dezembro de 2025, Oscar Piastri - Meus Conteúdos Comentado em Fórmula 1: Norris, Verstappen ou Piastri? Quem fica com o título da Fórmula 1 2025 no GP de Abu Dhabi

  • 07/12/2025

    Norris, Piastri e Verstappen: o que cada piloto precisa para ficar com o título da Fórmula 1?, 7 de dezembro de 2025, Lando Norris - Meus Conteúdos Comentado em Fórmula 1: Norris, Verstappen ou Piastri? Quem fica com o título da Fórmula 1 2025 no GP de Abu Dhabi

  • 06/12/2025

    Tenistas dominam ranking de mulheres mais bem pagas, 6 de dezembro de 2025, Coco Gauff - Meus Conteúdos Comentado em Esporte: Tenistas dominam ranking das mulheres mais bem pagas do esporte em 2025

  • 05/12/2025

    Alteração Da Meta Fiscal Para Aliviar Correios - VN Comentado em Política: Congresso aprova texto-base da LDO 2026 com exceção de R$ 10 bilhões para estatais

  • 05/12/2025

    Mega-Sena 2947 acumula e prêmio vai a R$ 12 milhões, 5 de dezembro de 2025, Mega-Sena - Meus Conteúdos Comentado em Loteria: Mega-Sena acumula e prêmio principal sobe para R$ 12 milhões

  • 05/12/2025

    João Fonseca x Carlos Alcaraz e mais: programação do Miami Invitational, 5 de dezembro de 2025, João Fonseca - Meus Conteúdos Comentado em Digital: João Fonseca lidera buscas no Google Brasil e supera Trump após temporada histórica no tênis

Últimas Notícias

  • Política: PT volta a defender criação do Ministério da Segurança Pública de olho nas eleições de 20260
    Política: PT volta a defender criação do Ministério da Segurança Pública de olho nas eleições de 2026 Partido retoma proposta da pasta exclusiva e avalia incluir tema no programa de governo para a próxima eleição
    07/12/2025
  • Metanol: Primeiro caso de intoxicação por metanol em licor é confirmado em Mauá, na Grande SP0
    Metanol: Primeiro caso de intoxicação por metanol em licor é confirmado em Mauá, na Grande SP Homem de 47 anos apresentou sintomas graves após consumir bebida em bares; Estado já registra dez mortes por ingestão de produtos adulterados
    07/12/2025
  • Alerta: Golpe do falso advogado dispara no país e especialistas alertam para cuidados essenciais0
    Alerta: Golpe do falso advogado dispara no país e especialistas alertam para cuidados essenciais Criminosos se passam por escritórios jurídicos, usam documentos reais e até inteligência artificial; OAB cria força-tarefa para combater fraudes
    07/12/2025
  • Fórmula 1: Norris, Verstappen ou Piastri? Quem fica com o título da Fórmula 1 2025 no GP de Abu Dhabi2
    Fórmula 1: Norris, Verstappen ou Piastri? Quem fica com o título da Fórmula 1 2025 no GP de Abu Dhabi Disputa histórica coloca três pilotos na briga pela taça; Norris chega com vantagem, mas Verstappen larga na pole no circuito de Yas Marina
    07/12/2025
  • Futebol: Kaio Jorge recusa oferta milionária do Zenit e foca permanência no Cruzeiro em 20250
    Futebol: Kaio Jorge recusa oferta milionária do Zenit e foca permanência no Cruzeiro em 2025 Atacante, artilheiro do Brasileirão, rejeita proposta de R$ 186 milhões e sinaliza que só deixará o clube em caso de oportunidade em gigante europeu
    06/12/2025
  • Esporte: Tenistas dominam ranking das mulheres mais bem pagas do esporte em 20251
    Esporte: Tenistas dominam ranking das mulheres mais bem pagas do esporte em 2025 Coco Gauff lidera pelo terceiro ano consecutivo, enquanto lista traz 10 jogadoras de tênis entre as 15 atletas com maiores ganhos globais
    06/12/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas