A cidade do Rio de Janeiro decidiu suspender as limitações em relação à ocupação e ao distanciamento em lojas dentro de shopping centers e em atrações culturais e de lazer. O uso de máscaras, no entanto, continua obrigatório, conforme o novo decreto da prefeitura do Rio publicado na edição desta segunda-feira (18/10) do Diário Oficial do município.
Até este domingo (17/10), a lotação máxima permitida era de 70% e havia necessidade de se manter distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas. Com o novo decreto, já em vigor, a lotação máxima passa a ser de 100%, sem necessidade de distanciamento.
A medida vale para “atividades comerciais e de prestação de serviços localizadas no interior de shopping centers, centros comerciais e galerias de lojas, além das atividades de museu, biblioteca, cinema, teatro, casa de festa, salão de jogos, circo, recreação infantil, parque de diversões, temáticos e aquáticos, pista de patinação, entretenimento, visitações turísticas, aquários, jardim zoológico, atividades em casas de espetáculo e concerto e as apresentações artísticas em espaços de evento, drive-in, feiras e congressos, exposição e evento autorizado”.
Leia também | China manda nave Shenzhou 13 para missão de 6 meses com três astronautas a bordo
O Painel Rio covid-19, da prefeitura do Rio, mostra uma melhora considerável na evolução dos casos e mortes provocadas pela doença, na cidade do Rio de Janeiro. Na sexta-feira (16/10), a média móvel de casos (considerando os registros dos últimos 7 dias) estava em 63 novos casos da doença confirmados. No dia 9 de outubro, uma semana antes, eram 141, mais do que o dobro. Considerando os casos confirmados num único dia, foram apenas 14 casos na sexta-feira (16/10), contra 64 casos registrados uma semana antes.
Na outra ponta do combate à pandemia do coronavírus, a vacinação na cidade do Rio avançou bem (Veja resumo abaixo ou CLIQUE AQUI). Já são mais 10,3 milhões de doses aplicadas no total, com 86,8% da população imunizada com a primeira dose ou dose única e 61,3% com o esquema vacinal completo.
Com o avanço da vacinação, a redução também foi drástica nas internações provocadas pela covid-19. São apenas 323 pacientes internados. Veja painel abaixo:
Com informações da Agência Brasil – Rio de Janeiro
Leia também | Corpo da sétima vítima de naufrágio no Rio Paraguai, em Corumbá (MS), é resgatado