A gestão administrativa do Ceará é o tema principal de uma série de encontros que vem sendo realizada no interior do Estado com lideranças políticas regionais. Neste fim de semana, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio (PDT), cumpriu agenda nas Regiões Centro-Sul e do Vale do Curu para discutir cenário político-administrativo do Estado com prefeitos e ex-prefeitos, deputados e lideranças comunitárias de várias cidades.
“Nós estamos no momento de refletir sobre a política no Brasil e no Ceará, precisando conversar muito, deixando os ódios e as brigas de lado e pensando, muito honestamente, nos verdadeiros interesses e problemas da nossa gente”, disse RC
O primeiro encontro, na cidade do Cedro, contou com a participação de dez prefeitos (Joaozinho de Titico, do Cedro; Maurício Pinheiro, de Senador Pompeu; Marcondes Ferraz, de Saboeiro; Marcone Tavares, de Aurora; Sandro Rufino, de Umari; Wilson Puica, de Ipaumirim; Ivo, de Jucás; Palácio, de Cariús; Laís Nunes, de Icó e José Helder, de Várzea Alegre) e doze ex-prefeitos, entre eles o ex-prefeito do Cedro e ex-presidente da Aprece, Nilson Diniz, além de parlamentares e lideranças políticas do Centro-Sul do Ceará.
De acordo com Roberto Claudio, “o Ceará vive um momento histórico, de harmonia entre as instituições, de avanço nas políticas públicas em todas as áreas, e isso tem refletido em benefício crescente para a nossa população cearense. O que nós vivenciamos em nosso Estado é exatamente o contrário do que vimos e vemos em âmbito nacional, onde o Executivo federal vive brigando com o Judiciário, com as demais instituições, criando um clima de instabilidade que não interessa ao nosso povo”, discursou RC.
O Ceará vem experimentando, há vários anos, um crescimento na economia maior do que a média nacional. O Estado hoje é referência no equilíbrio fiscal, pagando salários e fornecedores em dia e investindo na infraestrutura necessária para atrair investimentos privados, com geração de renda e milhares de empregos nos setores da indústria, serviços – alavancado pelo Turismo – e do agronegócio.
“Aqui no Ceará, ao contrário, a administração pública tem garantido avanços em todas as áreas. Nós tivemos, por exemplo, oito anos de Cid (Gomes) e estamos com quase sete anos de Camilo e estamos assegurando a continuidade de projetos que nos permitem ser o Estado com as contas públicas mais ajustadas do País, com o maior volume de investimentos públicos entre todos os Estados, com destaque para a área de educação, onde 82 entre as 100 melhores escolas do Brasil estão no Ceará. Fortaleza é, há três anos, a maior economia do Nordeste. E vamos ver a importância desse momento que se aproxima, quando nós vamos ser chamados para decidir se vamos querer a manutenção de um projeto que tem sido tão benéfico para o Estado, que pensa no coletivo, no que é melhor para a nossa gente”, afirmou Roberto Cláudio.
Leia também | Segurança Pública terá investimento extra de R$ 120 milhões e posse de 247 oficiais da PM em outubro
Roberto Cláudio foi prefeito de Fortaleza durante oito anos (2013 a 2020) e se tornou referência nacional em várias áreas administrativas, tendo reconhecimento internacional, inclusive, com projetos de mobilidade e sustentabilidade, além de ter promovido avanços em áreas sensíveis para a população, como Habitação, com a entrega de 25 mil casas para famílias de baixa renda; Saúde, com a entrega de 23 novos postos de saúde, o IJF 2, Hospital Infantil e Policlínicas; Educação, com a entrega de mais de 20 escolas que passaram a funcionar em Tempo Integral e na área social, entre outros projetos, merecem destaque o projeto Areninhas, construção de novos CUCAS e reforma de praças com academias ao ar livre e iluminação branca de LED, que também foi adotada em toda a capital. São projetos e ações que credenciam o ex-prefeito a entrar na disputa eleitoral, em 2022, ao cargo de governador do Ceará.
“Nós respeitamos, democraticamente, quem nos faz oposição, mas acho muito difícil que aventureiros, gente que só pensa em projetos pessoais, que pratica uma política de negação, não de afirmar mas só de negar, de não apostar na construção do bem e que só se interessa pela mentira, pela fake news e pelo ódio tenha progresso”, alfinetou RC e complementou: “E nós que fazemos parte deste outro time, independente de qual nome vá nos representar na disputa eleitoral do próximo ano, temos como diferencial a qualidade e a formação dos nossos quadros e o compromisso para manter o atual projeto, aprimorando essas políticas em prol do nosso Estado, com as devidas correções e os necessários aprimoramentos”.
No final, o ex-prefeito afirmou: “tenho muita esperança de que vamos caminhar para manter o Ceará neste rumo certo, sendo referência para o País podendo oferecer, inclusive, o que considero ser a melhor opção para o Brasil”, numa clara referência à Ciro Gomes, pré-candidato do PDT à presidência da República.
O roteiro de atividades políticas do ex-prefeito de Fortaleza, neste final de semana, também incluiu reunião similar no município de Umirim, onde se encontrou com prefeitos e lideranças da Vale do Curu, convidados pelo prefeito Felipe Uchoa.
Leia também | China manda nave Shenzhou 13 para missão de 6 meses com três astronautas a bordo