

Não há registro de danos ou vítimas, uma vez que o tremor atingiu, principalmente, uma área de mata densa, na região da reserva de Madre de Diós | Foto: reprodução/site Peru Travel
Um terremoto de magnitude 5,7 atingiu o oeste do Peru, na noite deste sábado (9/10), e foi sentido por moradores de dois Estados da região Norte do Brasil: Acre e Rondônia. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que monitora atividade sísmica no mundo inteiro, o epicentro foi registrado a uma profundidade de apenas 13,5 km da superfície, considerada muito pequena e suficiente para amplificar os impactos do abalo.
Até o momento, não há registro de danos a construções ou vítimas, uma vez que o tremor atingiu, principalmente, uma área de mata densa, na região da reserva de Madre de Diós e perto do Alto Purus.
Ao menos sete municípios no Acre sentiram o terremoto. Na capital, pessoas que estavam na Arena da Floresta para a final do Campeonato Acreano, entre Rio Branco e Humaitá, relataram que perceberam o tremor pouco antes do fim da partida.
O Peru está localizado numa região conhecida como Círculo de Fogo do Oceano Pacífico, considerada de alta atividade sísmica em virtude o encontro de placas tectônicas. No entanto, o terremoto registrado na noite deste sábado teve o epicentro numa região distante de onde os abalos sísmicos costumam ocorrer, ou seja, mais perto do oceano.
Moradores de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia, também relataram ter sentido a terra tremer na noite deste sábado. Os moradores de prédios relataram nas redes sociais o pânico no momento do tremor. A jornalista Dislene Queiroz, publicou no Instagram que o sofá do apartamento localizado na região central da capital, ficou em zigue-zague durante o tremor.
Um outro terremoto foi registrado há exatamente uma semana, na fronteira do Brasil com o Peru, mas, segundo o Serviço Geológico americano, numa profundidade muito maior, o que minimizou os impactos.
Leia também | A verdade sobre o autoexame das mamas no mês de combate ao câncer que mais atinge mulheres
Na sexta-feira (8/10), um terremoto de magnitude 6,1 deixou pelo menos 32 feridos e provocou incêndios num prédio e em duas refinarias, no Japão. O tremor balançou edifícios, disparou alarmes e foi sentido em grande parte do lado leste da ilha japonesa. Imagens feitas durante o tremor de terra invadiram as redes sociais. Uma das mais impressionantes foi registrada durante a apresentação, ao vivo, de um telejornal japonês. Os apresentadores sentem o abalo, mas seguem com a programação. Confira:
O mundo também tem assistido às imagens impressionantes, transmitidas ao vivo, da erupção do vulcão Cumbre Vieja, na Ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias, na Espanha. Os rios de lava incandescente já destruíram mais de mil casas, estradas e plantações na ilha. Veja, ao vivo, como está a atividade vulcânica, que teve início no dia 19 de setembro de 2021.
Leia também | STF arquiva investigação contra ministro da Economia e Presidente do BC sobre offshores