A Prefeitura de Fortaleza alcançou o marco inicial de 500 adesões da população para dar início às obras de ligação de casas à rede pública de esgotos por meio do projeto Se Liga na Rede. De acordo com o cronograma, o próximo passo é o início da execução das obras, que deve ocorrer nesta primeira semana do mês de outubro.
A Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) realizou centenas de visitas a domicílios do bairro Pirambu para explicar sobre o programa e garantir as primeiras 500 anuências necessárias para começar as obras de saneamento.
O Se Liga na Rede faz parte do Programa Fortaleza Cidade Sustentável, que tem financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). A proposta é realizar a ligação gratuita de 2.500 famílias da bacia da vertente marítima na zona oeste da cidade, o que inclui os bairros da Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Cristo Redentor, Jacarecanga e Pirambu.
Em paralelo, a Prefeitura de Fortaleza irá fiscalizar, notificar e estabelecer prazos de adequação de imóveis irregulares na zona leste da cidade, situados em bairros como Praia de Iracema, Meireles, Mucuripe, Centro, Aldeota, Praia do Futuro, dentre outros.
“É dever da população ter o esgoto de sua casa ligado à rede de esgotos. A Prefeitura, com o Se Liga na Rede, custeará as ligações das famílias consideradas de baixa renda situadas na bacia da vertente marítima. Já os imóveis considerados irregulares, situados na zona leste da cidade e que tem condições econômicas para se regularizarem, estão sendo orientados a fazê-lo. Com a correção, além do ganho ambiental, há uma recuperação da dignidade de várias famílias simples, que até então conviviam com a presença de fossas e esgotos.”, explica Luciana Lobo, titular da Seuma.
Leia também | Pelé deixa hospital em São Paulo após um mês internado para retirada de tumor no cólon