

Atividades de alojamento e alimentação criaram mais de 23 mil novos postos de trabalho em 2025 no País | Foto: Tibico Brasil
12 de fevereiro de 2026 — O Nordeste encerrou o ano de 2025 com saldo positivo de 347.940 novos postos de trabalho com carteira assinada, o que representa 27,2% de todas as vagas formais criadas no Brasil no período. O desempenho colocou a região como a segunda melhor do País na geração de empregos e consolidou um crescimento de 6,3% em relação ao saldo registrado em 2024.
O resultado considera a diferença entre 3.762.087 admissões e 3.414.147 desligamentos ocorridos entre janeiro e dezembro do ano passado. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram analisados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste (BNB), que contabiliza exclusivamente empregos formais.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Enquanto o Nordeste manteve trajetória de crescimento na geração de empregos, o Sudeste — região com maior saldo absoluto, de 504.972 vagas — apresentou queda de 34,5% em comparação com o resultado obtido em 2024. Para a pesquisadora do Etene, Hellen Cristina Rodrigues Saraiva Leão, os números revelam um cenário positivo para a economia nordestina.
“Os dados apresentados trazem um panorama muito favorável para o Nordeste em 2025, especialmente quando contrastados com a desaceleração observada em outras regiões, como o Sudeste”, avaliou a pesquisadora.
No Ceará, o saldo entre contratações e demissões ao longo de 2025 foi de aproximadamente 49 mil novos postos de trabalho. Apesar da manutenção do resultado positivo, o estado registrou uma redução de 11% no crescimento em relação ao saldo observado em 2024.
Os setores que mais contribuíram para a geração de empregos no estado foram Serviços, com 22.255 vagas, Comércio, com 9.509, e Construção, com 9.486 novos postos de trabalho.
Segundo Hellen Cristina Rodrigues Saraiva Leão, mesmo em um ano marcado por desaceleração na geração de empregos em nível nacional, o Nordeste demonstrou um ritmo diferenciado de crescimento. Para ela, o desempenho sugere maior resiliência econômica regional, impulsionada por investimentos em infraestrutura, expansão do setor de serviços e fortalecimento do mercado interno.
“No Brasil como um todo, o saldo de 1,27 milhão de novos postos de trabalho em 2025 representa uma queda de 23,7% em relação ao ano anterior. Já no Nordeste, houve crescimento, o que reforça a consistência do desempenho regional”, destacou.
O setor de serviços foi o principal responsável pelo avanço do emprego formal na região, respondendo por mais da metade do saldo total. Ao longo de 2025, foram criadas 192.807 vagas no segmento.
Entre as atividades com maior número de contratações, destacam-se os serviços de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, com 84.795 vagas, seguidos pela área de saúde humana, com 34.077 postos, e alojamento e alimentação, com 23.084 oportunidades abertas.
Leia também | Missão Empresarial Objetiva leva empresários do Ceará a São Paulo em imersão em inovação e gestão
Tags:
Portal Terra Da Luz, empregos no Nordeste, mercado de trabalho 2025, vagas formais, Caged, Banco do Nordeste, Etene, economia nordestina, geração de empregos, emprego formal, mercado de trabalho no Ceará, empregos no Ceará, setor de serviços, crescimento econômico, desenvolvimento regional, trabalho e renda, economia brasileira, dados do Caged