

Prefeito Evandro Leitão conduz reunião do secretariado e apresenta diretrizes estratégicas da gestão para 2026, no Paço Municipal | Foto: Beatriz Boblitz
30 de janeiro de 2026 – O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, realizou nesta sexta-feira (30) a primeira reunião do secretariado de 2026. O encontro teve como principal objetivo apresentar o balanço das ações executadas ao longo de 2025, primeiro ano da atual gestão, além de alinhar diretrizes estratégicas e prioridades para o novo ano administrativo.
Segundo o prefeito, a reunião é essencial para garantir uma atuação integrada entre as pastas e o alinhamento das políticas públicas aos objetivos centrais do governo municipal.
“Vamos apresentar todas as ações desenvolvidas em 2025, sempre vinculadas aos objetivos estratégicos que definimos como diretrizes do nosso governo, como a redução das desigualdades sociais, a mobilidade urbana, com a melhoria da malha viária, entre outros”, afirmou Evandro Leitão.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Durante o encontro, o prefeito também destacou a importância das parcerias com o Governo Federal, o Governo do Ceará e o setor produtivo, fundamentais para a execução de ações estruturantes na Capital.
“Além disso, vamos apontar as diretrizes e prioridades para o ano de 2026, deixando claro aquilo que queremos avançar e fortalecer, para que cada pasta possa atuar de forma integrada e estratégica”, completou.
Ao fazer um balanço de 2025, Evandro Leitão ressaltou que, mesmo diante da redução da capacidade de investimento herdada da gestão anterior — com o rebaixamento da Capacidade de Pagamento (Capag) e a adoção de decretos de contingenciamento —, a Prefeitura conseguiu cumprir compromissos previstos no Plano de Governo.
“Ao longo de 2025, fizemos um trabalho consistente de reorganização e equilíbrio fiscal, que permitiu nos preparar para retomar a nossa capacidade de investimento. A nossa Capag, que havia sido rebaixada para o nível C, já está em processo de recuperação, com expectativa de retorno ao nível B”, destacou.
Na área da saúde, o prefeito celebrou entregas viabilizadas por meio de parcerias institucionais, como o Centro de Hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia, a conclusão da reforma do Hospital da Mulher, além de melhorias em unidades de saúde e ampliação da capacidade de diagnóstico da rede municipal.
“Mesmo em um cenário desafiador, conseguimos fortalecer e ampliar o cuidado à população de Fortaleza”, afirmou.
O secretário da Infraestrutura de Fortaleza (Seinf), André Daher, informou que, em 2025, a Prefeitura executou 171 obras, sendo 89 concluídas e 82 em execução. Deste total, 115 obras estavam paralisadas no fim de 2024 e foram retomadas pela atual gestão.
“Para 2026, a expectativa é ampliar ainda mais esse volume, com novos projetos em fase de captação e contratação, inclusive com operações junto ao BNDES e instituições internacionais”, destacou.
A secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo, afirmou que, em 2026, a gestão dará continuidade às ações em andamento, com foco especial na prevenção e no enfrentamento da sazonalidade das doenças.
“Vamos ampliar significativamente o volume de consultas e exames, além de intensificar as linhas de cuidado para diabetes e hipertensão, atuando de forma preventiva”, explicou.
O secretário municipal da Educação, Idilvan Alencar, destacou como prioridade a ampliação de vagas em creches, resultado de ações realizadas ao longo de 2025, como a publicação de editais extras, que garantiram a criação de 2 mil novas vagas.
Ele também ressaltou a aprovação do reajuste de 5,4% do Piso Salarial Nacional da Educação e a homologação dos precatórios do Fundef, que somam mais de R$ 760 milhões. Desse total, 80% serão repassados aos professores e 20% destinados à melhoria da infraestrutura escolar.
A secretária da Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa, destacou que 2026 marca o início das celebrações pelos 300 anos de Fortaleza, com uma programação integrada entre diversas secretarias.
“Foi criado um comitê da Prefeitura para integrar ações e fortalecer a programação cultural em toda a cidade, valorizando a história e os potenciais de Fortaleza”, afirmou.
Ela também celebrou a consolidação da descentralização dos eventos culturais, como o Ciclo Carnavalesco, realizado em 25 polos distribuídos pelas 12 regionais administrativas.
Leia também | RJ libera R$ 40 mi para escolas de samba do Grupo Especial
Tags: Evandro Leitão, Prefeitura de Fortaleza, reunião do secretariado, gestão municipal, políticas públicas, planejamento estratégico, saúde pública, infraestrutura urbana, educação municipal, cultura em Fortaleza, Capag, equilíbrio fiscal, obras públicas, rede municipal de saúde, vagas em creches, Fundef, valorização dos professores, 300 anos de Fortaleza, eventos culturais, administração pública, Portal Terra Da Luz