

Bolsonaro ao deixar hospital de Brasília em um dos procedimentos que realizou | Foto: REUTERS/Adriano Machado
24 de dezembro de 2025. A cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro está prevista para começar às 9h da manhã desta quinta-feira (25), em pleno feriado de Natal. O procedimento será realizado em Brasília, com médicos de São Paulo responsáveis pela intervenção, que devem chegar à capital federal nesta quarta-feira (24), no início da tarde.
Segundo a equipe médica, a cirurgia deve durar entre três e quatro horas e será realizada sob anestesia geral. O procedimento desta vez será menos invasivo do que a última cirurgia enfrentada por Bolsonaro, que durou cerca de 12 horas e foi considerada a mais longa desde o atentado a faca sofrido durante a campanha eleitoral de 2018.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
De acordo com os médicos, a nova intervenção tem como objetivo corrigir uma hérnia inguinal bilateral. O problema consiste em uma abertura na parede abdominal, na região da virilha, que permite a saída de conteúdo intestinal. Procedimentos desse tipo são considerados comuns em centros hospitalares e, em geral, apresentam boa recuperação clínica.
A estimativa é que Bolsonaro permaneça internado por um período de cinco a sete dias após a cirurgia. Esse tempo leva em consideração cuidados como controle da dor, sessões de fisioterapia e medidas preventivas para evitar riscos de trombose.
Ainda nesta quarta-feira (24), o ex-presidente deve ser internado no hospital DF Star, em Brasília, onde passará por exames preparatórios antes da realização do procedimento cirúrgico.
A primeira cirurgia de Jair Bolsonaro ocorreu em 6 de setembro de 2018, no dia em que foi esfaqueado durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG). O procedimento, que durou cerca de duas horas, teve como objetivo reparar lesões nos intestinos delgado e grosso.
Poucos dias depois, em 12 de setembro de 2018, Bolsonaro passou por uma nova cirurgia em São Paulo para desobstrução intestinal, com duração aproximada de uma hora.
Já em 28 de janeiro de 2019, o ex-presidente foi submetido a uma operação de quase sete horas para retirada da bolsa de colostomia utilizada durante a recuperação da primeira intervenção.
Em 8 de setembro de 2019, quase um ano após o atentado, Bolsonaro passou por mais uma cirurgia para tratar uma hérnia surgida na cicatriz da facada. O procedimento durou cerca de cinco horas.
Mais recentemente, em setembro de 2023, o político do PL foi submetido a duas novas cirurgias: uma para corrigir outra hérnia abdominal e outra para tratar um desvio de septo.
Leia também | FDA aprova versão em comprimido do Wegovy para tratamento da obesidade nos EUA
Tags: Jair Bolsonaro, cirurgia de Bolsonaro, saúde de Jair Bolsonaro, ex-presidente Jair Bolsonaro, hérnia inguinal, cirurgia abdominal, atentado de 2018, facada em Bolsonaro, histórico médico Bolsonaro, hospital DF Star, política brasileira, PL, Brasília, Natal, Portal Terra Da Luz