

Foto: Dário Gabriel/Alece
14 de novembro de 2025 — A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) instituiu, por meio do Ato Deliberativo nº 997/2025, a comissão organizadora responsável pelo concurso público da Casa, previsto para ocorrer em 2026. A publicação foi feita nesta sexta-feira (14) no Diário Oficial da Assembleia (Doalece) e integra o processo de modernização e adequação do quadro de pessoal do Parlamento cearense.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
De acordo com o documento, a comissão terá atribuições essenciais para garantir transparência e eficiência no concurso, incluindo elaboração de estudos técnicos, análises de propostas e fiscalização das etapas do processo seletivo. Entre as regras, também estão previstos impedimentos para assegurar lisura e imparcialidade.
O grupo será composto pelos servidores Paulo Ferreira Rolim, José Leite Jucá Filho, Marcelo Maia Fernandes, Bianca Capistrano Lago, Ticiane Maria de Araújo Bezerra e Heline Joyce Barbosa Monteiro.
O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), destacou a relevância do certame para o fortalecimento da instituição. “A Alece está trabalhando para fazer o maior concurso público da história da Assembleia, oxigenando a Casa e dando a oportunidade da primeira chance, o primeiro emprego”, afirmou.
Entre as funções da comissão estão a elaboração do Termo de Referência e do Estudo Técnico Preliminar (ETP) para contratar a instituição que organizará o concurso. O grupo também deverá analisar propostas de prestação de serviços, emitir parecer técnico sobre sua adequação, subsidiar a elaboração do edital e acompanhar cada fase do processo seletivo.
Leia também | Justiça absolve Glêdson Bezerra e prefeito segue no comando de Juazeiro do Norte
Tags: Alece, Assembleia Legislativa do Ceará, concurso público 2026, concurso Alece, Diário Oficial, Ato Deliberativo 997/2025, Romeu Aldigueri, servidores públicos, comissão organizadora, estudo técnico preliminar, termo de referência, edital de concurso, serviço público, Ceará, política estadual, administração pública, gestão de pessoas, modernização institucional