

Pete Hegseth, secretário de Defesa dos Estados Unidos | Foto: reprodução/Instagram/petehegseth
14 de novembro de 2025 — O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (13) uma nova etapa da Operação “Lança do Sul”, iniciativa militar voltada ao combate ao narcotráfico em países da América do Sul, América Central e Caribe.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Em publicação nas redes sociais, o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, afirmou que a operação, ordenada pelo presidente Donald Trump, tem como objetivo “defender a pátria” e “remover narcoterroristas” do hemisfério ocidental.
“O hemisfério ocidental é a vizinhança da América – e nós o protegeremos”, declarou Hegseth.
A missão será coordenada pelo Comando Sul dos EUA (SOUTHCOM), responsável pelo controle de combate das Forças Armadas americanas em 31 países do continente.
A iniciativa marca a continuidade de uma operação já anunciada em janeiro deste ano. Na ocasião, o Pentágono informou que a ação utilizaria “embarcações robóticas de superfície de longa permanência, pequenas lanchas robóticas interceptoras e aeronaves robóticas de decolagem e pouso vertical” para reforçar o monitoramento e a interceptação de organizações ligadas ao tráfico internacional de drogas.
Até o momento, o Pentágono não respondeu aos pedidos de esclarecimento sobre os novos desdobramentos da operação.
Leia também | Brasil espera resposta dos EUA para avançar em acordo comercial, diz Mauro Vieira
Tags: Estados Unidos, Operação Lança do Sul, Pete Hegseth, Donald Trump, SOUTHCOM, Pentágono, narcotráfico, narcoterrorismo, segurança internacional, América do Sul, América Central, Caribe, política externa dos EUA, drones militares, defesa nacional, relações internacionais, CNN Brasil, operação militar americana, combate às drogas, segurança hemisférica