

A deputada federal Carla Zambelli (PL- SP) durante coletiva de imprensa na sede do partido dela, no bairro de Moema, em São Paulo, na quinta-feira, 15 de maio de 2025 | Foto: NINO CIRENZA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
19 de agosto de 2025 — A Justiça da Itália decidiu manter a prisão da deputada Carla Zambelli (PL-SP), que foi detida em Roma no mês passado. A informação foi confirmada nesta terça-feira (19) pela Advocacia-Geral da União (AGU), após audiência realizada no Tribunal de Apelações de Roma, que rejeitou o pedido da defesa para converter a prisão em regime domiciliar enquanto o processo de extradição tramita.
Carla Zambelli deixou o Brasil em maio, após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023. A parlamentar também foi sentenciada ao pagamento de R$ 2 milhões em indenização por danos coletivos.
Segundo as investigações, a deputada foi a autora intelectual do ataque cibernético que resultou na emissão de um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. O hacker Walter Delgatti confirmou em juízo que realizou o crime a mando da parlamentar e também foi condenado.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Após a fuga para a Itália, o governo brasileiro protocolou o pedido de extradição em 11 de junho. A solicitação, feita pelo ministro Alexandre de Moraes, foi enviada pelo Itamaraty às autoridades italianas. A Justiça da Itália ainda não se pronunciou sobre a decisão final do processo de extradição de Carla Zambelli.
Paralelamente, Zambelli também enfrenta outro processo em que já foi condenada por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com uso de arma. A parlamentar segue como alvo de ações no STF e na Câmara dos Deputados.
Em junho, a Câmara autorizou a deputada a tirar 127 dias de licença não remunerada. Caso não retorne ao mandato após o período de afastamento, Carla Zambelli poderá ter o mandato cassado por faltas. Além disso, a Casa ainda analisa um processo de cassação diretamente relacionado à condenação no STF.
Leia também | Mais de 10 mil roubos de carga foram registrados no Brasil em 2024 e prejuízos passam de R$ 1,2 bilhão
Tags: Carla Zambelli, prisão na Itália, Justiça italiana, extradição de Carla Zambelli, STF, Alexandre de Moraes, Walter Delgatti, Conselho Nacional de Justiça, Câmara dos Deputados, política brasileira