

Lula manifesta solidariedade após sanções americanas | Foto: Ricardo Stuckert / PR
19 de julho de 2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou neste sábado nota de solidariedade aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em especial ao ministro Alexandre de Moraes, após os Estados Unidos revogarem vistos e aplicarem sanções aos magistrados.
Em comunicado oficial, Lula definiu a ação norte-americana como “arbitrária e completamente sem fundamento”, afirmando que tentativas de interferir na Justiça estrangeira atentam contra o direito internacional.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O chefe do Executivo ressaltou que a interferência de um país no Judiciário de outro é “inaceitável” e atenta contra a soberania e o respeito mútuo entre nações.
Concluindo a nota, o presidente Lula prometeu atuar para proteger a democracia brasileira, reafirmando que “nenhuma intimidação ou ameaça”, de qualquer origem, irá impedir os poderes e instituições de defender o Estado Democrático de Direito.
Leia também | EUA revogam visto de Alexandre de Moraes, familiares e aliados no STF após operação contra Bolsonaro
Tags: Lula, STF, sanções EUA, Alexandre de Moraes, soberania nacional, democracia, Marco Rubio, revogação de visto, política internacional, interferência jurídica