

Reuniões setoriais começam nesta terça-feira | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
14 de julho de 2025 — O governo federal deu início a uma ofensiva estratégica para reverter a tarifa de 50% aplicada pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Um comitê interministerial, criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vai se reunir nesta terça-feira (15) com representantes da indústria e do agronegócio para alinhar medidas de negociação e mobilização junto ao setor privado norte-americano.
A coordenação do grupo ficará a cargo do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. Também participam do comitê os ministérios da Fazenda, Relações Exteriores, Casa Civil, Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Pesca e Portos e Aeroportos.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
As primeiras reuniões ocorrem nesta terça-feira (15), na sede do MDIC, em Brasília. Às 10h, será a vez dos setores industriais mais ligados ao comércio com os EUA — aviação, aço, alumínio, celulose, autopeças, calçados, entre outros.
À tarde, às 14h, o foco será o agronegócio, com destaque para os segmentos que exportam suco de laranja, carnes, frutas, mel, couro e pescado.
Segundo Alckmin, os encontros vão traçar uma estratégia conjunta entre governo e setor privado, com a intenção de envolver também empresas norte-americanas impactadas pelas medidas de Trump. “Vamos conversar com entidades e empresas americanas, porque há uma cadeia de produção integrada entre os dois países”, afirmou o vice-presidente.
Alckmin revelou ainda que, em maio deste ano, o governo brasileiro já havia encaminhado, em caráter confidencial, uma proposta de negociação aos EUA. Contudo, não houve resposta até o momento. O vice-presidente também confirmou reuniões anteriores com representantes do governo norte-americano, como o secretário de Comércio, Howard Lutnick, e o embaixador Michael Grier, ligado ao Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR).
A ideia do governo é que as empresas brasileiras atingidas mobilizem seus parceiros americanos, pressionando politicamente e economicamente pela reversão das tarifas. “O que estamos fazendo agora é escutando o setor produtivo para que essa articulação aconteça de forma ampla. Essa tarifa é inadequada e precisamos rever essa questão com diálogo e estratégia”, concluiu Alckmin.
Leia também | Aracati sedia a grande final do Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas e Seminário Jangada de Saberes
Tags: Geraldo Alckmin, tarifas dos EUA, Donald Trump, exportações brasileiras, setor industrial, setor agropecuário, governo federal, comércio exterior, MDIC, Lula, economia brasileira, comitê interministerial, relações comerciais Brasil-EUA