

Operação de resgate mobiliza alpinistas experientes e causa comoção | Fotos: divulgação/Parque Nacional do Monte Rinjani
24 de junho de 2025 — A direção do Parque Nacional do Monte Rinjani, na Indonésia, divulgou imagens da tentativa de resgate da brasileira Juliana Marins, de 26 anos, que escorregou em um penhasco na última sexta-feira, dia 20, enquanto percorria uma trilha. Desde então, ela aguarda socorro em uma área de difícil acesso, a cerca de 600 metros do ponto onde caiu, enfrentando mais de 60 horas sem água, comida ou agasalho adequado às baixas temperaturas locais.
Um perfil nas redes sociais criado por familiares de Juliana tem feito atualizações constantes sobre a operação. “Dois alpinistas bem experientes da região estão indo ao encontro do local do acidente de Juliana”, informou a conta nesta segunda-feira, 23. O texto também destacou que a equipe de resgate conta com equipamentos específicos para enfrentar os desafios da trilha e do terreno íngreme.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Desde que as autoridades foram acionadas, diversas tentativas de resgate já foram feitas, porém todas foram interrompidas antes que os socorristas conseguissem alcançar Juliana. “Às 16h do horário local o resgate foi interrompido por condições climáticas”, relatou o perfil da família. “Um dia inteiro e eles avançaram só 250 metros abaixo, faltavam 350 metros para chegar na Juliana e eles recuaram mais uma vez! Nós precisamos de ajuda, nós precisamos que o resgate chegue até Juliana com urgência!”, desabafa a publicação.
O pai de Juliana, Manoel Marins, está a caminho da Indonésia para acompanhar de perto a operação de resgate. No entanto, nesta segunda-feira, ele ainda se encontrava em Lisboa, Portugal. Seu voo para a Ásia foi afetado pelo fechamento do aeroporto de Doha, no Catar, em razão de ataques do Irã a uma base militar dos Estados Unidos na região, o que complicou ainda mais o deslocamento.
Leia também | Resgate de brasileira que caiu em vulcão na Indonésia é retomado com uso de furadeiras e helicóptero
Tags: Juliana Marins, resgate na Indonésia, Monte Rinjani, brasileira desaparecida, penhasco, trilha, acidente internacional, operação de resgate, família brasileira, climática extremo, socorro na montanha