

Trump afirma que Israel e Irã quebraram cessar-fogo anunciado pelos EUA | Foto: WHITE HOUSE / AFP
24 de junho de 2025 — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (24) que Israel e Irã violaram o acordo de cessar-fogo anunciado por ele na noite de segunda-feira (23). A afirmação foi feita a repórteres antes de Trump embarcar para a cúpula da OTAN em Haia.
Pouco depois da declaração inicial, Trump publicou na Truth Social que o acordo de cessar-fogo continuava válido e que Israel não atacaria o Irã.
“Todos os aviões retornarão e voltarão para casa, enquanto fazem um ‘aceno de avião’ amigável para o Irã. Ninguém se machucará, o cessar-fogo está em vigor!”, escreveu o presidente na rede.
Mesmo com o recuo, Trump criticou duramente ambos os países. “Não estou satisfeito com Israel. Quando digo ‘ok, agora você tem 12 horas’, você não sai na primeira hora e larga tudo o que tem. Também não estou satisfeito com o Irã”, declarou.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Do outro lado, o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, afirmou ter ordenado novos ataques contra Teerã, acusando o Irã de violar o cessar-fogo ao lançar mísseis.
O Irã nega qualquer ataque e alega que os bombardeios israelenses continuaram por mais de uma hora além do horário previsto para a trégua.
Em nova publicação nas redes sociais, Trump reforçou o pedido de cessar imediato das hostilidades:
“Israel. Não jogue essas bombas. Se fizer isso, será uma violação grave. Traga seus pilotos para casa, agora!”
A tensão entre os dois países continua alta, mesmo com a tentativa americana de mediar um cessar-fogo duradouro.
Leia também | Trump anuncia cessar-fogo “completo e total” entre Israel e Irã após 12 dias de guerra
Tags: Donald Trump, cessar-fogo Irã Israel, ataques em Teerã, crise Oriente Médio, tensão Irã x Israel, OTAN 2025, guerra no Oriente Médio, mísseis iranianos, Trump Truth Social, Israel violação trégua