

Ataques dos EUA elevam tensão no Oriente Médio e preocupam AIEA | Foto: Reuters/Brendan McDermid
22 de junho de 2025 — O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, anunciou neste domingo (22) a convocação de uma reunião de emergência com os membros da entidade para a manhã desta segunda-feira (23). O encontro foi motivado pelos recentes ataques aéreos dos Estados Unidos a instalações nucleares do Irã, elevando o risco de escalada no Oriente Médio.
“O regime de não proliferação nuclear, que tem sido o passe de segurança internacional durante mais de meio século, está em jogo”, declarou Grossi.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Grossi destacou que os inspetores da AIEA já estão em solo iraniano e precisam de condições seguras para realizar verificações nas usinas nucleares, conforme os termos do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP).
“As equipes devem ter acesso a todos os locais, com segurança e proteção garantidas para que possam fazer seu trabalho”, afirmou.
As inspeções devem se concentrar em três instalações estratégicas:
Segundo comunicado enviado por Teerã à AIEA, os níveis de radiação nas localidades atingidas permanecem inalterados até o momento. A agência ainda avalia os danos provocados pelos bombardeios.
Durante reunião de urgência no Conselho de Segurança da ONU, Rafael Grossi reforçou a necessidade urgente de retomada das negociações diplomáticas entre Irã, Israel, Estados Unidos e demais países da região.
“Se perdermos esta oportunidade, a destruição poderia alcançar proporções impensáveis e o regime mundial de não proliferação desmoronaria”, alertou Grossi.
Ele endossou o apelo feito pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, que afirmou que todos os atores envolvidos “necessitam da paz” e devem “voltar à mesa de negociação”.
Leia também | Balão faz pouso de emergência em Sorocaba no mesmo dia de tragédia em Santa Catarina