logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Internacional: China exige fim das tarifas recíprocas dos EUA após isenção temporária a eletrônicos como iPhones e laptops
Internacional: China exige fim das tarifas recíprocas dos EUA após isenção temporária a eletrônicos como iPhones e laptops
13/04/2025
Turismo Espacial: Katy Perry vai ao espaço em voo da Blue Origin com tripulação totalmente feminina
Turismo Espacial: Katy Perry vai ao espaço em voo da Blue Origin com tripulação totalmente feminina
13/04/2025
Exibir tudo

Opinião: Considerações sobre a decisão da 1ª turma do STF que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro réu Por Ives Gandra, jurista

Considerações sobre a decisão da 1ª turma do STF que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro réu

Ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A decisão da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro de aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e fazer-lo réu, entendendo que houve uma tentativa de golpe de Estado com base no que foi, fundamentalmente, encontrado no celular do coronel Mauro Cid e em sua delação premiada, merecendo algumas breves considerações.

Trata-se de uma mudança na supervisão do Supremo, pois, no caso da Lava Jato, apesar do prejuízo de bilhões causado ao Brasil por corruptores confessos, a Suprema Corte não utilizou a delação premiada como fundamento de suas decisões e até concluiu que ela não poderia servir para embasar prisões.

Como um velho advogado, com 68 anos de exercício profissional e 61 de magistério universitário e 90 anos de idade, confesso que ainda tenho muitas dificuldades para compreender a decisão, sem, contudo, fazer qualquer crítica aos Ministros. Aliás, por não os criticar e, muitas vezes, elogiá-los, sou frequentemente censurado pelos meus leitores e seguidores das redes sociais.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

O fato é que, primeiro, para haver uma tentativa de golpe, seria necessária uma ação concreta, que só poderia ser realizada por militares. No entanto, nenhum militar com comando de tropas saiu às ruas para essa tentativa.

Lecionei durante 33 anos para coronéis que foram promovidos a generais e, em 2022, acredito que aproximadamente 90% dos generais foram assistidos às minhas aulas de Direito Constitucional. Lembro-me perfeitamente de que, durante as aulas, nos momentos de debate, não havia ambiente para que algumas delas cogitasses de Estado, até porque minhas aulas eram sobre o respeito à Constituição, jamais sobre sua violação.

Reafirmo: para haver tentativa, é necessário que exista um ato de execução do crime. E, nesse caso, as Forças Armadas seriam as únicas que poderiam executar um eventual golpe. No entanto, não houve tentativa, pois sequer houve o início de uma ação.

Em segundo lugar, afirmar que o evento de 8 de janeiro foi um golpe é algo muito difícil de aceitar. Digo isso como historiador da Academia Paulista de História, com livros publicados na área.

Como acadêmico da Academia Paulista de História, nunca vi, ao estudar a história mundial, um golpe de Estado sem a participação das Forças Armadas. Destaco, ainda, que a minha segunda tese acadêmica foi sobre o impacto das despesas militares nos orçamentos públicos, analisando todas as batalhas mundiais conhecidas até o ano 1.200, quando se tornaram tão numerosas a ponto de não serem mais possíveis cita-las individualmente.

Insisto que o ocorrido em 8 de janeiro não foi um golpe de Estado também porque ninguém estava armado. Foi uma baderna, mas não foi um golpe de Estado. Uma das participantes estava com batom e alguns estilos. Ora, com batom e estilingues não faz uma revolução.

O terceiro elemento que me impressiona é chamar de documento golpista um papel sem assinatura, onde constava uma declaração de estado de sítio.

Agora, o estado de sítio é uma figura constitucional que existe para garantir o Estado de Direito e não para brincar. Para ser decretado pelo presidente, o estado do sítio deve ser autorizado pela maioria absoluta do Congresso Nacional.

Trata-se, portanto, de um papel sem valor algum, já que o Congresso Nacional jamais autorizou o estado do sítio. Sendo assim, não vale nada, não é um documento.

Quarto ponto que, como advogado, me parece importante: muitos dos advogados que eu conheço, alguns concretos e respeitadíssimos no Brasil, não tiveram acesso completo à delação premiada e aos documentos todos.

Como é que eu vou defender o meu cliente sem conhecer todos os elementos que levaram à acusação? A Constituição, no inciso LV do artigo 5º prevê a garantia da “ampla defesa”. A palavra “ampla” é um adjetivo de uma força ôntica impressionante. Não é, portanto, qualquer defesa judicial e processual. Mesmo assim, a defesa queixou-se de ter tido acesso a apenas aquela parte que constava dos automóveis. Tratou-se, portanto, de uma defesa limitada e cerceada.

Com todo o enorme respeito que tenho aos Ministros, a matéria teria, a meu ver, que seria decidida pelo Plenário da Suprema Corte, dada a importância da discussão.

Mais uma vez, quero deixar muito claro que não faço juízo de valores sobre os Ministros, até porque tenho livros escritos com alguns deles e sempre os admirai como juristas. Embora, nas decisões judiciais, nossa convergência seja muito grande, nossa divergência ocorre quando entendemos que eles se transformaram em poder político.

Por essa razão é que, hoje, são obrigados a e acompanhados de seguranças. Algo que não ocorria quando eu saía com os Ministros Maurício Corrêa, Moreira Alves, Oscar Corrêa, Cordeiro Guerra, Sidney Sanches, enfim, todos aqueles que foram meus amigos de tempos imemoriais, como os de Aliomar Baleeiro, Hahnemann Guimarães ou José Néri da Silveira. Não era necessário uso de seguranças, porque era o STF apenas Poder Judiciário.

Significa dizer que nossos ministros atuais recebem um tratamento típico de político: quando estão na rua, quem os aprova, aplaude, enquanto quem não gosta, os ataca.

Como um modesto advogado de experiência e esforçado professor universitário de Direito Constitucional, acredito que não foi essa a intenção dos Constituintes, até por conta do que presenciei ser pensado durante a elaboração de nossa Carta Magna. Nos 20 meses em que participei comentando a Constituição, fui ouvido em audiências públicas pelos Constituintes, mantendo contato permanente com Bernardo Cabral e visitando Ulisses Guimarães em sua casa, perto do Jóquei Clube, para discutirmos pontos da Constituição.

Naquele momento, o objetivo era, ao sairmos de um regime de exceção, onde havia um poder dominante, estabelecendo três poderes danosônicos e independentes.

Retrato, pois, aquilo que vi na discussão e na formulação de uma Constituição ampla, prolixa, mas que tinha uma espinha dorsal fantástica, baseada na harmonia e independência dos Poderes, além da previsão dos direitos e garantias individuais, que são os dois maiores sustentáculos da Constituição de 1988.

Como um idoso de 90 anos, prisioneiro de São Paulo por conta da dificuldade de locomoção, mas com a cabeça ainda funcionando um pouco, embora não mais como antigamente, gostaria de trazer essas minhas reflexões para aqueles que me lêem e viram a decisão de ilustres Ministros do STF, a quem respeito, mas que têm, entretanto, neste nonagenário, advogado e professor universitário, uma interpretação que, infelizmente, em relação ao direito, é bem diferente daquilo que foi decidido.

Sem ter posição em relação a A, B ou C, mas apenas analisando o julgamento como um advogado com 68 anos de experiência e 61 anos como professor universitário, que passou 20 meses estudando para comentar com Celso Bastos, em 15 volumes e cerca de 10 mil páginas, a Constituição do Brasil, essa é a minha opinião.

Fico muito constrangido de divergir dos meus amigos da Suprema Corte, que tanto admiro. Mas, como cidadão, não poderia me calar.


Ives Gandra da Silva Martins é professor emérito das universidades Mackenzie, Unip, Unifieo, UniFMU, do Ciee/O Estado de São Paulo, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), Superior de Guerra (ESG) e da Magistratura do Tribunal Regional Federal – 1ª Região, professor honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia), doutor honoris causa das Universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs PR e RS, catedrático da Universidade do Minho (Portugal), presidente do Conselho Superior de Direito da Feco mercio -SP, ex-presidente da Academia Paulista de Letras (APL) e do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp).


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz.

Ives Gandra | Foto: divulgação

Leia também | Plataforma com inteligência artificial identifica áreas prioritárias para restauração ambiental no Brasil

Meio Ambiente: Plataforma com inteligência artificial identifica áreas prioritárias para restauração ambiental no Brasil
Compartilhar

Artigos Relacionados

Opinião: O luxo que se move em silêncio. Por que os investidores mais sofisticados não erram e quase nunca aparecem?

Vista aérea de área nobre urbana em Fortaleza simboliza o novo mercado imobiliário de luxo, marcado por estratégia, discrição e preservação patrimonial | Foto: reprodução

02/02/2026

Opinião: O luxo que se move em silêncio. Por que os investidores mais sofisticados não erram e quase nunca aparecem? Por Sacha Myrna - CEO X Metros Quadrados


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Saúde: Governo inicia vacinação nacional contra dengue com imunizante do Butantan0
    Saúde: Governo inicia vacinação nacional contra dengue com imunizante do Butantan Campanha começa com profissionais da atenção primária do SUS e marca a entrada da primeira vacina de dose única contra os quatro sorotipos da dengue no sistema público
    09/02/2026
  • Estética e saúde mental: quando o espelho vira pressão0
    Saúde: Estética e saúde mental: quando o espelho vira pressão Especialistas alertam para impactos de padrões irreais de beleza e defendem procedimentos estéticos aliados ao equilíbrio emocional
    09/02/2026
  • Resgate: Advogada que sobreviveu a incêndio fala sobre recuperação após alta0
    Resgate: Advogada que sobreviveu a incêndio fala sobre recuperação após alta Com 63% do corpo queimado, Juliane Vieira relembra resgate da família, desafios da reabilitação e planos para voltar a advogar
    09/02/2026
  • Segurança: Piloto é preso dentro de avião em Congonhas por suspeita de abuso sexual infantil0
    Segurança: Piloto é preso dentro de avião em Congonhas por suspeita de abuso sexual infantil Investigação aponta atuação em rede criminosa há oito anos; mulher é presa acusada de aliciar as próprias netas
    09/02/2026
  • Investigação: PF quebra criptografia e acessa dados do celular de Daniel Vorcaro0
    Investigação: PF quebra criptografia e acessa dados do celular de Daniel Vorcaro Informações extraídas do aparelho do dono do Banco Master serão compartilhadas com o STF e a Procuradoria-Geral da República
    09/02/2026
  • Esporte: Lindsey Vonn sofre queda grave na Olimpíada de Inverno e é resgatada de helicóptero0
    Esporte: Lindsey Vonn sofre queda grave na Olimpíada de Inverno e é resgatada de helicóptero Lenda do esqui alpino caiu durante a prova de downhill feminino, recebeu atendimento médico imediato e deixou a pista por via aérea
    08/02/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas