

Kleber Mendonça Filho leva “O Agente Secreto” à competição oficial de Cannes 2025 | Foto: reprodução
O filme brasileiro “O Agente Secreto”, dirigido pelo renomado cineasta Kleber Mendonça Filho, foi selecionado para disputar a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2025. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10) por Thierry Frémaux, diretor do evento. Ambientado no Brasil de 1977, o longa-metragem explora o período de repressão da ditadura militar brasileira, destacando um thriller político que se insere na tradição do cinema nacional sobre esse período.
Este é o terceiro filme de Mendonça Filho a competir pela cobiçada Palma de Ouro, consolidando ainda mais sua presença no cenário internacional. O diretor já havia sido indicado em edições passadas com os premiados “Aquarius” (2016) e “Bacurau” (2019), além de participar em 2023 com o documentário “Retratos Fantasmas”.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
“O Agente Secreto” é um thriller político que narra a vida de um protagonista imerso no clima de repressão e censura do regime militar no Brasil. A história remete a produções cinematográficas anteriores, como o vencedor do Oscar “Ainda Estou Aqui” (Walter Salles), que também abordou a ditadura e a luta pela liberdade.
O filme conta com o ator Wagner Moura no elenco, o que aumenta a expectativa sobre sua recepção no mercado internacional. Além da competição pela Palma de Ouro, o Brasil será o país de honra no Mercado de Filmes de Cannes, um evento paralelo que celebra a força do cinema brasileiro no cenário global.
Com essa nova seleção, o Brasil reafirma sua presença no Festival de Cannes, um dos mais importantes do mundo, e aumenta a visibilidade de suas produções internacionais.
Leia também | Projeto “Serviluz em Cores” transforma bairro litorâneo de Fortaleza com arte urbana colaborativa