Desde 2006, a Associação Caatinga (AC) desenvolve a campanha “Adote a Reserva Natural Serra das Almas”, em referência à Unidade de Conservação (UC) gerida pela organização e localizada entre as regiões de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). A iniciativa visa estabelecer parcerias e alavancar recursos com o intuito de contribuir com a gestão da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), com área de 6.245 hectares, com a proteção da biodiversidade e com o desenvolvimento local sustentável de comunidades do semiárido.
“A campanha Adote a Reserva Natural Serra das Almas proporciona benefícios mútuos, onde as empresas ratificam seus compromissos em termos de responsabilidade socioambiental e de governança corporativa (ESG) e demonstram alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a AC fortalece sua capacidade de conduzir ações socioambientais”, destaca Daniel Fernandes, coordenador geral da Associação Caatinga.
De acordo com a consultoria do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis), a cada um real investido nas ações da Associação Caatinga, são gerados R$7,91 em valor socioambiental. Além disso, cada hectare da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA) estoca 266,07 toneladas de carbono equivalente (CO2e). “Quando uma empresa adota a Reserva, ela contribui para a manutenção do estoque de carbono retirado da atmosfera, o que colabora para a regulação climática, melhoria da qualidade do ar e auxilia na mitigação dos efeitos do aquecimento global. Além disso, há a certeza do retorno social do investimento”, complementa Daniel Fernandes.
A M. Dias Branco, em 2023, adotou 1.600 hectares da RNSA. A empresa já havia adotado 50 hectares como projeto piloto em 2019 e, 800 hectares, em 2022. “A agenda da preservação ambiental, mais especificamente do combate às mudanças climáticas, é uma pauta global. E uma das nossas iniciativas que visa contribuir com essa causa é a adoção e preservação de hectares da Caatinga, esse bioma tão importante para a região Nordeste”, declara Thays Garcia, coordenadora de sustentabilidade na M. Dias Branco.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A Reserva Natural Serra das Almas é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). A RNSA é reconhecida, pela Unesco, como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga por abrigar uma representativa área de Caatinga preservada e pela sua interação com as comunidades rurais do seu entorno. A unidade é a maior reserva particular do Ceará, conta com 6.285 hectares de área protegida que resguardam quatro nascentes, espécies ameaçadas de extinção e que contribuem para a manutenção de uma rica biodiversidade e de serviços ecossistêmicos como, por exemplo, estoque de carbono e segurança hídrica para cerca de 4.000 famílias que residem em comunidades do entorno da RNSA.
A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.
Leia também | Toffoli invalida provas obtidas no acordo de leniência da Odebrecht