

A prefeitura de Angra dos Reis decretou situação de emergência no sábado (02/04), devido a volumes históricos de chuva registrados em 48 horas. Em Araçatiba, na Ilha Grande foram 809 milímetros | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
As chuvas que atingiram o Estado do Rio de Janeiro entre a noite de sexta-feira (01/04) e a madrugada de sábado (02/04) deixaram 18 mortos, a maioria no litoral sul. Segundo o Corpo de Bombeiros, o município com maior número de óbitos é Angra dos Reis, onde dez corpos foram resgatados de um deslizamento de terra.

Em Paraty, foram seis mortes por soterramento. Em Mesquita, na Baixada Fluminense, um homem morreu eletrocutado.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Os bombeiros ainda buscam cinco desaparecidos no sul do Estado, sendo quatro em Angra dos Reis e um em Paraty. Um menino, resgatado com vida pelos bombeiros em Paraty, foi internado em estado gravíssimo no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, na Baixada.
Segundo a prefeitura de Duque de Caxias, o menino está respirando com a ajuda de ventilação mecânica no Centro de Tratamento Pediátrico.
A prefeitura de Paraty decidiu antecipar o recesso escolar de meio de ano para o período de 4 a 18 de abril. A cidade também cancelou a Fest Juá, o Encontro de Ceramistas e o carnaval fora de época previsto para este mês.
Leia também | Maurício Filizola é intimado a depor na reta final da eleição da Fecomércio
A prefeitura de Angra dos Reis decretou situação de emergência no sábado (02/04), devido a volumes históricos de chuva registrados em 48 horas, em Araçatiba, na Ilha Grande (809mm), e no bairro da Monsuaba (694mm).
O decreto foi reconhecido pelo Governo Federal em edição extra do Diário Oficial da União nesse domingo. O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, sobrevoou a cidade na manhã de ontem, em um helicóptero da Marinha.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/b/L/4SYXgMQwyN6P1aw03EvA/globo-canal-5-36-3-28-frame-177340.jpeg)
“Com o reconhecimento da situação de emergência, vamos acelerar a liberação de recursos para assistência humanitária, limpeza da cidade e reconstrução de infraestruturas públicas destruídas. Vamos vencer mais este desafio no estado do Rio de Janeiro. Além disso, viemos trazer apoio às famílias enlutadas”, disse o secretário, por meio de nota.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), há seis pontos de interdição total na rodovia Rio-Santos (BR-101) em Mangaratiba, Angra e Paraty, devido a deslizamentos de encostas. Na divisa com São Paulo, em Ubatuba, há outro ponto totalmente bloqueado. Há ainda vários pontos com interdição parcial. A PRF recomenda que os motoristas evitem deslocamentos pela região.
Leia também | Egressas do sistema prisional do Ceará recebem capacitação em artesanato e empreendedorismo
Outro município que declarou situação de emergência no sábado foi Nova Iguaçu, onde o transbordamento de rios – como o Botas – causou alagamentos em vários pontos da cidade.
Algumas escolas afetadas pela enchente não abrirão na manhã desta segunda-feira, segundo a prefeitura. Em Belford Roxo, cidade vizinha, as aulas foram suspensas hoje e amanhã nas redes municipal e estadual.
Leia também | Saiba quais exames devem ser realizados periodicamente