A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de mais um autoteste de covid-19 – o meuDNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva, da empresa Empreendimentos Pague Menos S/A.
Na terça-feira (25/01), a agência suspendeu a comercialização distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso do Autoteste Covid-19 Isa Lab.
O print da página das Farmácias Pague Menos mostra que o autoteste meuDNA PCR-LAMP continuava a venda na manhã desta quarta-feira (26/01), por R$ 129,00.
Em nota, a Anvisa informou que, “até o momento, não existe nenhum produto aprovado como autoteste, ou seja, para uso por usuários leigos”.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<
A determinação de recolhimento e as suspensões do Autoteste Covid-19 Isa Lab foram publicadas na Resolução nº 210. A medida relativa ao outro autoteste foi determinada pela Resolução nº 213. Nenhum dos dois produtos tem registro na Anvisa. No caso do Isa Lab, a agência acrescenta que ele é comercializado por empresa não regularizada.
A denúncia, recebida pela Anvisa em 20 de janeiro, foi considerada prioridade para investigação. “Nessa etapa é avaliado o risco sanitário iminente à saúde da população, e a medida restritiva tem o objetivo de mitigar o risco rapidamente”, informa a agência, que disponibiliza serviço de consulta a produtos irregulares.
O Grupo Pague Menos se posicionou por meio de nota enviada ao Portal Terra da Luz, que divulgamos na íntegra:
“A Pague Menos não comercializa autoteste de covid-19 nem nas lojas nem no e-commerce. Assim como outras redes de farmácias, a Pague Menos comercializa o kit de autocoleta do laboratório Mendelics/Meu DNA, chamado ‘Teste Covid meuDNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva’. O próprio consumidor é quem realiza a coleta da saliva e envia o material à Mendelics, que faz a análise do respectivo material e emite o laudo do teste para o consumidor. A companhia reforça que não fica responsável pelo envio ou armazenamento do material biológico coletado. Portanto, não é autoteste, é um kit de coleta de saliva.”
Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil – Brasília
Leia também | Dono de laboratório é indiciado por crime ambiental após descarte irregular de tubos com sangue