Surtos de covid-19 identificados em dois navios de cruzeiro fizeram com que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinasse a interrupção das viagens. As embarcações MSC Splendida e Costa Diadema estão atracadas nos portos de Santos (SP) e Salvador (BA).
Em nota divulgada nesta quinta-feira (30/12), a Anvisa afirmou que adotará as medidas previstas vigentes, que incluem a necessidade de quarentena ou até a suspensão das atividades.
O MSC Splendida, com 4.000 pessoas a bordo, atracou no porto na quarta-feira (29/12) devido aos testes positivos para o novo coronavírus na embarcação. Seguindo uma recomendação de relatório investigativo de surtos a bordo, a empresa foi notificada na terça (28/12) a realizar novos testes, que identificaram 51 casos confirmados da doença entre os tripulantes, mais 27 passageiros e 54 contactantes, ou seja, pessoas que tiveram contato com os casos positivos do vírus.
Todas essas 132 pessoas tiveram de desembarcar do navio e serão monitoradas por CIEVs (Centros de Informações Estratégicas em Saúde). Não estão autorizados novos desembarques ou embarques, por enquanto, até que se finalize a análise dos dados epidemiológicos pelas autoridades responsáveis.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<
Já o Costa Diadema, onde há 1.320 tripulantes e 2.516 passageiros, atracou na manhã desta quinta-feira. Nas últimas 24 horas, já foram identificados 68 casos do novo coronavírus — 56 entre tripulantes e 12 entre passageiros.
Até que seja encerrada a investigação do surto, o navio não poderá operar, e o embarque e o desembarque estão proibidos. Assim como no caso de Santos, a Anvisa também poderá aplicar a quarentena aos viajantes ou suspender as atividades.
Leia também | Prefeitura de Fortaleza libera 3ª dose da vacina contra covid-19 sem agendamento