O Festival Elos – Ações que transformam o Mundo, que já tinha data e local confirmados, agora tem também as principais atrações conhecidas. Os nomes de Gal Costa, Chico Chico e Almério & Martins foram anunciados, na noite dessa terça-feira (30/11), pelos organizadores do festival, em evento realizado para jornalistas e convidados do setor cultural, no Quintal da Quitanda Soluções Criativas.
O festival será realizado no sábado (11/12) e no domingo (12/12). Serão dois dias de muitas atividades culturais e esportivas divididas em dois grandes ambientes: o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema, e o Centro de Formação Olímpica (CFO), no bairro Castelão, ambos em Fortaleza.
Segundo os organizadores do Elos, a entrada é gratuita, mas os espaços terão controle de entrada para evitar grandes aglomerações. Em respeito ao protocolo sanitário, o público será limitado a 3 mil pessoas no máximo. Será exigido passaporte da vacina e o uso de máscaras de proteção em todos os ambientes.
“É válido destacar que não será apenas um evento que vai voltar a acontecer, mas sim as pessoas que vão voltar a se encontrar, a retomada do lado social e econômico, as oportunidades de trocar experiências multiculturais, tudo isso em um só evento, ampliando ainda mais as possibilidades de integração entre artistas, atletas e a cidade”, ressalta Paulo Feitosa, diretor da Quitanda Soluções Criativas, empresa responsável pela realização do festival.
Com shows de nomes renomados, o Festival Elos agrupa diferentes linguagens artísticas numa programação plural e convidativa. Durante os dois dias de programação, o Palco Música, localizado na Praça Verde do Dragão do Mar, receberá nomes consagrados da música popular brasileira. A atração principal do evento é a cantora Gal Costa, que fará sua apresentação no sábado (11/12), com o espetáculo “As Várias Pontas de Uma Estrela”. O projeto da artista existe desde 2016 e consiste em um show alinhavado a partir da obra de Milton Nascimento. As várias pontas de uma estrela é o nome de música composta por Milton em parceria com Caetano Veloso, tendo sido lançada há 39 anos no álbum Ânima (1982), em gravação que juntou os autores da música.
No dia 11 também haverá as apresentações do “Cearás do Amanhã”, um espetáculo musical que reúne vários nomes da nova cena musical cearense que tocam com promissores alunos de várias instituições de ensino de música e que fazem parte da Plataforma Sinfonia do Amanhã. No sábado também haverá a apresentação de Priscila Delgado, que une três DJs com a proposta de divulgar a música da América latina.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<
Já no dia 12, o Palco Música contará com as apresentações de Matheus Fazendo Rock e convidados, do Projeto Ifé, além de Almério & Martins, dois grandes artistas pernambucanos da contemporaneidade.
Outra atração de peso que estará presente no Festival Elos será o Francisco Ribeiro Eller, mais conhecido como Chico Chico, que fará a apresentação do seu disco solo “Pomares”. Mas a verdade mesmo é que a palavra “solo” não combina com ele. Chico nunca está sozinho, sempre traz uma grande e talentosa família junto. E não estamos falando apenas das mães do artista, Cássia Eller e Maria Eugênia, já conhecidas do público. Mas de outros artistas de seu grande grupo de amizades, que vem desde 2009, da época em que formou suas primeiras bandas, ainda na escola.
Para ter acesso ao local, os participantes deverão doar 1kg de alimento que será direcionado ao Programa Mesa Brasil do SESC e para o Natal Sem Fome, campanha de solidariedade do MST. Os ingressos para os shows do Palco Música deverão ser retirados na plataforma Bilheteria Virtual.
Os artistas locais também têm espaço garantido no evento e o público ainda terá acesso aos shows de Jocasto Brito, Caio Castelo, Arquelano, Bruna Ene, Viramundo Zéis, Ghetto Roots e Forria, que acontecerão no Palco Sonoridades, montado no Porto Dragão.
Leia também | Rock in Rio 2021: Guns N’ Roses volta ao festival com Axl Rose, Slash e Duff McKagan
Como o Festival Elos é um evento de múltiplas experiências, o público será contemplado com apresentações de teatro de rua dos dos grupo Desequilibradoz, Garajal e Aquarela Entretenimento. Já no Poço da Draga haverá ações de lazer e saúde na tenda SESC Saúde.
O Planetário Rubens de Azevedo estará aberto para os participantes do evento. Às 19h dos dias 11 e 12 de dezembro haverá a apresentação “Da Terra às Galáxias” e às 20h será a vez da “A Luz e o Berço da Vida, com sessão voltada ao público juvenil e adulto.
Já na Arena Dragão do Mar e no Museu CDMAC acontecerão apresentações da Bienal Internacional de Dança do Ceará, com os espetáculos “Pot-Pourri”, interpretado por Yann Marussich, diretamente da Suíça. A apresentação terá início às 16h do sábado (11). Logo depois, às 20h, terá a apresentação “Homem Torto”, com Eduardo Fukushima, vindo de São Paulo. Já no dia 12, às 18h, será a vez do espetáculo “AGOKWA”, de Yann Marussich. Logo mais às 20h será a vez de “Nihil Obstat”, de Jorge Garcia, de São Paulo. Será uma múltipla troca de cultura e conhecimento, a Bienal Internacional de Dança do Ceará fazendo parte da programação do Festival Elos e o Elos dando mais espaço para os grandes espetáculos da Bienal.
Confira a programação completa
Como um encontro multicultural, o evento conta ainda com uma praça de convivência boulevard – com sinuca, totó e fliperama e com o Espaço ENEL Cultura, onde serão apresentadas experiências exitosas de projetos socioculturais apoiados pela empresa e que trará uma exposição de experiências de responsabilidade social. No local também será distribuído álcool e máscaras.
“O Elos também se fortalece na busca por provocar novos modelos possíveis de diálogos entre as iniciativas institucionais e o cotidiano de Fortaleza e das pessoas que aqui vivem. O nosso objetivo também é abrir janelas entre o público e ferramentas de inovação social. E por isso, em 2021, o Festival trará a Feira Negra, dando visibilidade a iniciativas que, muitas vezes, não conseguem ter acesso ao grande público”, ressaltou Feitosa.
A feira busca garantir espaços para o empreendedorismo negro, buscando o fortalecimento da autonomia financeira, a convivência, a valorização e a divulgação da produção cultural da população negra da cidade. A exposição estará aberta ao público durante os dois dias do evento na quadra da Praça Almirante Saldanha.
Leia também | 30 canções entre 313 inscritas concorrem à final do Festival da Música de Fortaleza 2021
O evento contempla a Arena Elos e o palco de integração das atividades esportivas será o Centro de Formação Olímpica – CFO. O Elos fez uma grande articulação com as federações esportivas que assumiram o compromisso de realizar as etapas dos circuitos de cada federação dentro da programação da Arena Elos. As competições irão abranger as categorias esportivas de vôlei de praia, BMX, tênis, beach tennis, skate e fut7 da diversidade, a primeira Copa da Diversidade do Estado do Ceará.
Uma das competições será a etapa final do Campeonato Cearense de BMX 2021, que acontecerá na pista BMX do Centro de Formação Olímpica.
Haverá também a 3° Etapa do Circuito Cearense de Vôlei de Praia de Base, temporada 2021, masculino e feminino. Já no tênis, as disputas serão das categorias 1ª classe masculino convencional e masculino duplas sobre cadeiras de rodas. Se você gosta de Beach Tênis, poderá acompanhar o Torneio Elos da modalidade, nas categorias feminino e masculino. A Arena Elos também receberá o campeonato de Street Skate com 04 categorias, 15 vagas por categoria.
No final dos dias 11 e 12 de dezembro, os DJs Ada Porã e Maíra Sales, farão apresentações na praça de convivência e haverá também a Feira de Inovação Sócio Esportiva, que contempla a exposição de projetos apoiados pela Enel, para encerrar o dia de competições.
O Festival Elos e a Arena Elos é apresentado pela Enel e pelo Governo do Estado do Ceará, uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR. Agradecimentos: TIM. Conta ainda com a Produção Executiva da Cinco Elementos Produções e Consultoria Executiva, Marco Zero. O Festival Elos conta com o apoio cultural da Fecomércio, Sesc, Prefeitura de Fortaleza, através da Rede Cuca e Instituto Iracema, além da Secretaria da Cultura do Estado, através Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Instituto Dragão do Mar. A Arena Elos conta com o apoio das Federações Cearenses de Vôlei de Praia, Tênis e Beach Tênis, BMX e Skate e com as parcerias da Fecomércio, Sesc, Prefeitura de Fortaleza, através da Rede Cuca e Instituto Iracema, além da Secretaria da Cultura do Estado, através do Centro de Formação Olímpica e Instituto Dragão do Mar.
Leia também | São Paulo registra terceiro caso da variante Ômicron