A Prefeitura de Fortaleza estima que o Réveillon e a alta estação este ano devam gerar um impacto de R$ 3,4 bilhões na economia da Cidade. Entre os destaques para impulsionar esse incremento estão os três dias de festa no Aterro da Praia de Iracema, com entrada gratuita e grandes nomes da música brasileira, ao movimentar uma cadeia que envolve mais de 50 setores da economia. A expectativa é de que a festa gere em torno de 186 mil postos de trabalho.
A Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) investiu, ao longo de 2023, na capacitação para a alta estação. Foram oferecidos cursos para bartenders, turismo de base comunitária e orientações dos produtos turísticos nos hotéis e na Feirinha da Beira-Mar, entre outros.
“Fortaleza está sempre entre os destinos mais procurados em várias plataformas de buscas de viagens. Para recebermos esses turistas, precisamos atender suas expectativas. Por isso, a capacitação é muito importante. Além disso, ao qualificar a mão-de-obra local, abrimos a possibilidade de essas pessoas obterem uma renda extra nesse período de grande movimentação”, destaca o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Rodrigo Nogueira, secretário do Desenvolvimento Econômico, destaca os números favoráveis na economia da Cidade. “Somos o maior PIB do Nordeste pelo 4º ano consecutivo, de acordo com os dados do IBGE. Crescemos 12,7% no comparativo com o ano anterior e estamos trabalhando para fortalecer o nosso turismo, que é um importante indutor da nossa economia. Fortaleza também tem se destacado no âmbito do emprego e renda, o que tem impactado diretamente no PIB da cidade (R$ 73,4 bilhões)”, afirma.
Ele ressalta que neste ano não será diferente. “Desde o ambulante até o dono do hotel e empresas aéreas, todos sentem o impacto positivo. Para se ter uma ideia, entre os dias 15 de dezembro de 2022 e 15 de janeiro de 2023, foram gerados mais de 180 mil vagas de empregos formais e informais na cidade”, afirma.
O setor hoteleiro comemora a movimentação do período, segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH), Régis Medeiros. “Nossa expectativa para o Réveillon é ficar com uma ocupação hoteleira na casa dos 97%. Termos três dias de atrações aqui em Fortaleza e atrações de peso de alto nível é realmente um grande diferencial. Isso faz diferença para a decisão das pessoas de onde vão passar o ano novo e vai cada vez mais solidificando Fortaleza como um grande destino para a virada do ano”, afirma.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel), Taiene Righetto, deposita a esperança de recuperação financeira através do movimento gerado. “A expectativa com o Réveillon é muito grande, principalmente para o setor de bares e restaurantes, que amargou um ano muito difícil, um ano que teve uma queda de faturamento em torno de 15% em relação ao ano anterior e ainda sofre endividamento e consequências da pandemia”, diz.
“A expectativa para esse final de ano é de que se consiga recuperar pelo menos parte de toda essa perda que tivemos durante 2033. Pesquisa recente aqui da Abrasel mostrou que pelo menos 40% dos bares e restaurantes de Fortaleza esperam ter um aumento importante no faturamento por conta do Réveillon. A gente espera que nessa última semana deste ano e primeira do ano que vem, a gente tenha um aumento de, pelo menos, 30% no faturamento e que a gente consiga fazer um pouco de caixa para o começo do ano”, destaca.
Leia também| Petrobras abre hoje inscrições para concurso de nível técnico