O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), promoveu uma homenagem comemorativa aos 120 anos do Marechal Casimiro Montenegro Filho (1904-2000), fundador do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) que prestou contribuição fundamental ao desenvolvimento tecnológico e educacional no Brasil. O evento ocorreu na noite da segunda-feira (28), no MIS. Após a solenidade de abertura, foi exibida na sala imersiva a obra “Montenegro – o Marechal do ar que sonhou o futuro”. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.
O Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Marcelo Damasceno, participou da homenagem realizada em Fortaleza e destacou a importância da trajetória do Marechal Casimiro para a Aeronáutica e para o Brasil. Na ocasião, a vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero, representando o governador Elmano de Freitas, ressaltou a relevância dessa homenagem por representar o reconhecimento do legado do marechal cearense.
Em sua fala, a vice-governadora também exaltou a importância da educação. “Hoje, pela força e pelo trabalho de vocês, a gente pode ver o ITA no estado do Ceará se concretizando. Vai ser um espaço propulsionador dos sonhos da nossa juventude”, disse Jade Romero. “Se todos nós estamos aqui nesta noite, temos que dar graças à educação, porque não há outro caminho para a oportunidade, não há outro caminho para uma vida digna, para uma sociedade soberana que não seja pela educação”, pontuou. A presidenta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba; a secretária da Cultura, Luisa Cela, o presidente do Instituto Mirante de Cultura e Arte, Tiago Santana, e a sobrinha-neta do Marechal Montenegro, Ana Lúcia Bastos Mota, também compuseram a mesa das autoridades presentes.
Após a solenidade oficial, que contou, ainda, com uma apresentação do cantor e piloto Waldonys, que interpretou o Hino Nacional, o Hino do Ceará e o Hino dos Aviadores, o público foi convidado para a sala imersiva do MIS, onde foi exibida a obra audiovisual “Montenegro – o Marechal do ar que sonhou o futuro”. “Nós da Força Aérea estamos encantados com o que aconteceu nesta noite aqui”, afirmou o Brigadeiro Marcelo Damasceno após a exibição. “Orgulho nós termos um Casimiro Montenegro, nascido aqui no Ceará, e ter o MIS aqui do Ceará, tão espectacular, no nível das maiores cidades do mundo”, pontuou.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O MIS-CE destaca a relevância de contribuir, por meio da obra exibida e do evento realizado, para que esse legado do conhecimento seja consolidado no Ceará. A trajetória do cearense Marechal Casimiro Montenegro Filho representa um alicerce importante para o que está para ser construído na educação do Ceará.
A história do Marechal Casimiro Montenegro Filho ganha especial destaque pelo anúncio da instalação do campus do ITA no Ceará, que teve pedra fundamental lançada em janeiro de 2024. No novo campus serão formados profissionais nas áreas de Engenharia de Energia e Engenharia de Sistemas.
A noite de homenagem teve início na praça do MIS com a apresentação do Sexteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Brasileira, de Brasília, e com uma fala do escritor Fernando Morais, autor de “Montenegro – As aventuras do marechal que fez uma revolução nos céus do Brasil”, livro lançado em 2023. Morais discorreu sobre a importância de se fazer conhecer a trajetória do fortalezense homenageado. Junto ao autor, esteve presente o produtor cinematográfico Cláudio Kahns, que está à frente de um projeto de filme sobre Montenegro. Após a fala de Kahns, foi exibido um trailer do projeto.
Na plateia, estiveram presentes nomes como Eliana Estrela, secretária da Educação; Jucineide Fernandes, secretária executiva de Ensino Médio e Profissional; Roseane Medeiros, secretária de Relações Internacionais; Rogério Pinheiro, secretário do Esporte; Sandra Monteiro, secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior; Custódio Almeida, Reitor da UFC; Inácio Arruda, Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação; o diretor do MIS-CE, Silas de Paula; a procuradora do Estado, Camily Cruz; além de representantes da Aeronáutica e do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica, entre outras autoridades.
Para Fernanda Pacobahyba, o Marechal Casimiro Montenegro é um cearense extremamente importante que pode inspirar as novas gerações nos caminhos da inovação e da educação. “De fato, ainda, no Ceará, a gente está no esforço de tentar mostrar aos cearenses a importância dele, a existência dele, porque as pessoas no estado natal do Marechal não o conhecem. Ele é um cara extremamente visionário e que revolucionou a Força Aérea Brasileira. Não só foi o idealizador e o estruturador do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, como era um cara extremamente visionário e que batalhou contra tudo e todos para poder trazer o ITA para o Brasil”, ressaltou.
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição de educação superior pública do Comando da Aeronáutica. O Instituto é um centro de excelência, com cursos de graduação e pós-graduação em áreas afins da engenharia. O ITA, com sede em São José dos Campos (SP) , é reconhecido nacional e internacionalmente, além de ter um dos processos seletivos mais difíceis do Brasil.
O ITA Ceará será a primeira unidade do Instituto no Nordeste e a segunda do país. O estado foi escolhido para receber a instituição por diversos motivos, entre eles o alto desempenho no desenvolvimento da educação básica, a vocação da região para a produção de energias renováveis e o destaque de estudantes oriundos do Nordeste nos resultados obtidos no vestibular do ITA, sendo o Ceará a unidade federativa com mais aprovados no concurso. Hoje, cerca de 40% dos estudantes aprovados para as graduações do ITA vêm de instituições de educação cearenses.
Fundado em 1950, o ITA foi concebido sob a visão de Montenegro Filho como um centro de excelência em educação e pesquisa para formar engenheiros altamente qualificados em áreas relacionadas à aviação e tecnologia aeroespacial. Sua visão era desenvolver uma instituição que impulsionasse o progresso científico e tecnológico do Brasil, especialmente na aviação, fornecendo base sólida de conhecimento e habilidades técnicas.
Montenegro Filho também desempenhou um papel fundamental na criação da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Em 1969, foi nomeado presidente da empresa estatal de aviação brasileira, onde liderou iniciativas para fortalecer e expandir a indústria aeroespacial brasileira. Sob sua liderança, a Embraer desenvolveu uma ampla gama de aeronaves inovadoras e se estabeleceu como um player global no mercado de aviação comercial e executiva.