logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Prefeitura de Fortaleza divulga a programação dos cemitérios públicos para o Dia de Finados
Feriado Prefeitura de Fortaleza divulga a programação dos cemitérios públicos para o Dia de Finados
30/10/2024
Programa Sua Nota Tem Valor terá nova divisão de prêmios a partir de 2025
Novidade Programa Sua Nota Tem Valor terá nova divisão de prêmios a partir de 2025
30/10/2024
Exibir tudo

Reconhecimento Marechal Casimiro Montenegro Filho, cearense que fundou o ITA, recebe homenagem no MIS Ceará A trajetória do cearense Marechal Casimiro Montenegro Filho representa um alicerce importante para o que está para ser construído na educação do Ceará

Marechal Casimiro Montenegro Filho, cearense que fundou o ITA, recebe homenagem no MIS Ceará

O evento celebrou os 120 anos da personalidade biografada por Fernando Morais; autor esteve presente e fez uma fala sobre o Marechal. Foto: Deivyson Teixeira/MIS

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), promoveu uma homenagem comemorativa aos 120 anos do Marechal Casimiro Montenegro Filho (1904-2000), fundador do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) que prestou contribuição fundamental ao desenvolvimento tecnológico e educacional no Brasil. O evento ocorreu na noite da segunda-feira (28), no MIS. Após a solenidade de abertura, foi exibida na sala imersiva a obra “Montenegro – o Marechal do ar que sonhou o futuro”. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

O Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Marcelo Damasceno, participou da homenagem realizada em Fortaleza e destacou a importância da trajetória do Marechal Casimiro para a Aeronáutica e para o Brasil. Na ocasião, a vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero, representando o governador Elmano de Freitas, ressaltou a relevância dessa homenagem por representar o reconhecimento do legado do marechal cearense.

Em sua fala, a vice-governadora também exaltou a importância da educação. “Hoje, pela força e pelo trabalho de vocês, a gente pode ver o ITA no estado do Ceará se concretizando. Vai ser um espaço propulsionador dos sonhos da nossa juventude”, disse Jade Romero. “Se todos nós estamos aqui nesta noite, temos que dar graças à educação, porque não há outro caminho para a oportunidade, não há outro caminho para uma vida digna, para uma sociedade soberana que não seja pela educação”, pontuou. A presidenta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba; a secretária da Cultura, Luisa Cela, o presidente do Instituto Mirante de Cultura e Arte, Tiago Santana, e a sobrinha-neta do Marechal Montenegro, Ana Lúcia Bastos Mota, também compuseram a mesa das autoridades presentes.

Após a solenidade oficial, que contou, ainda, com uma apresentação do cantor e piloto Waldonys, que interpretou o Hino Nacional, o Hino do Ceará e o Hino dos Aviadores, o público foi convidado para a sala imersiva do MIS, onde foi exibida a obra audiovisual “Montenegro – o Marechal do ar que sonhou o futuro”. “Nós da Força Aérea estamos encantados com o que aconteceu nesta noite aqui”, afirmou o Brigadeiro Marcelo Damasceno após a exibição. “Orgulho nós termos um Casimiro Montenegro, nascido aqui no Ceará, e ter o MIS aqui do Ceará, tão espectacular, no nível das maiores cidades do mundo”, pontuou.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

O MIS-CE destaca a relevância de contribuir, por meio da obra exibida e do evento realizado, para que esse legado do conhecimento seja consolidado no Ceará. A trajetória do cearense Marechal Casimiro Montenegro Filho representa um alicerce importante para o que está para ser construído na educação do Ceará.

A história do Marechal Casimiro Montenegro Filho ganha especial destaque pelo anúncio da instalação do campus do ITA no Ceará, que teve pedra fundamental lançada em janeiro de 2024. No novo campus serão formados profissionais nas áreas de Engenharia de Energia e Engenharia de Sistemas.

História do Marechal Montenegro

A noite de homenagem teve início na praça do MIS com a apresentação do Sexteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Brasileira, de Brasília, e com uma fala do escritor Fernando Morais, autor de “Montenegro – As aventuras do marechal que fez uma revolução nos céus do Brasil”, livro lançado em 2023. Morais discorreu sobre a importância de se fazer conhecer a trajetória do fortalezense homenageado. Junto ao autor, esteve presente o produtor cinematográfico Cláudio Kahns, que está à frente de um projeto de filme sobre Montenegro. Após a fala de Kahns, foi exibido um trailer do projeto.

Na plateia, estiveram presentes nomes como Eliana Estrela, secretária da Educação; Jucineide Fernandes, secretária executiva de Ensino Médio e Profissional; Roseane Medeiros, secretária de Relações Internacionais; Rogério Pinheiro, secretário do Esporte; Sandra Monteiro, secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior; Custódio Almeida, Reitor da UFC; Inácio Arruda, Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação; o diretor do MIS-CE, Silas de Paula; a procuradora do Estado, Camily Cruz; além de representantes da Aeronáutica e do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica, entre outras autoridades.

Para Fernanda Pacobahyba, o Marechal Casimiro Montenegro é um cearense extremamente importante que pode inspirar as novas gerações nos caminhos da inovação e da educação. “De fato, ainda, no Ceará, a gente está no esforço de tentar mostrar aos cearenses a importância dele, a existência dele, porque as pessoas no estado natal do Marechal não o conhecem. Ele é um cara extremamente visionário e que revolucionou a Força Aérea Brasileira. Não só foi o idealizador e o estruturador do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, como era um cara extremamente visionário e que batalhou contra tudo e todos para poder trazer o ITA para o Brasil”, ressaltou.

Sobre o ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição de educação superior pública do Comando da Aeronáutica. O Instituto é um centro de excelência, com cursos de graduação e pós-graduação em áreas afins da engenharia. O ITA, com sede em São José dos Campos (SP) , é reconhecido nacional e internacionalmente, além de ter um dos processos seletivos mais difíceis do Brasil.

O ITA Ceará será a primeira unidade do Instituto no Nordeste e a segunda do país. O estado foi escolhido para receber a instituição por diversos motivos, entre eles o alto desempenho no desenvolvimento da educação básica, a vocação da região para a produção de energias renováveis e o destaque de estudantes oriundos do Nordeste nos resultados obtidos no vestibular do ITA, sendo o Ceará a unidade federativa com mais aprovados no concurso. Hoje, cerca de 40% dos estudantes aprovados para as graduações do ITA vêm de instituições de educação cearenses.

Fundado em 1950, o ITA foi concebido sob a visão de Montenegro Filho como um centro de excelência em educação e pesquisa para formar engenheiros altamente qualificados em áreas relacionadas à aviação e tecnologia aeroespacial. Sua visão era desenvolver uma instituição que impulsionasse o progresso científico e tecnológico do Brasil, especialmente na aviação, fornecendo base sólida de conhecimento e habilidades técnicas.

Montenegro Filho também desempenhou um papel fundamental na criação da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Em 1969, foi nomeado presidente da empresa estatal de aviação brasileira, onde liderou iniciativas para fortalecer e expandir a indústria aeroespacial brasileira. Sob sua liderança, a Embraer desenvolveu uma ampla gama de aeronaves inovadoras e se estabeleceu como um player global no mercado de aviação comercial e executiva.

Compartilhar

Artigos Relacionados

Pesquisa: Facções criminosas avançam no interior e elevam índices de violência, aponta Atlas da Violência 2025

Expansão das facções provoca aumento da criminalidade fora das capitais | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

08/11/2025

Pesquisa: Facções criminosas avançam no interior e elevam índices de violência, aponta Atlas da Violência 2025 Relatório do Ipea e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra interiorização do crime e alerta para infiltração de facções em atividades lícitas e na gestão pública


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2022/04/@portalterradaluz-portalterradaluz.com_.br_.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal política Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 07/11/2025

    news-1762552158458-136 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Direitos Humanos: Alece promove 8ª Semana “Cada Vida Importa” com foco na prevenção à violência e memória da Chacina do Curió

  • 04/11/2025

    Galera da Torcida acompanha Brasileirão e NBB ao vivo Comentado em Futebol: Brasileirão 2025 ultrapassa 8 milhões de torcedores e deve superar R$ 400 milhões em renda

  • 04/11/2025

    news-1762281594738-21270 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Censo: IBGE revela os sobrenomes mais populares do Brasil; “Silva” lidera com 34 milhões de registros

  • 04/11/2025

    Ciência revela avanços e desafios em saúde e tecnologia Comentado em Inovação: Feira do Conhecimento 2025 celebra ciência e inovação no Ceará com programação gratuita de 6 a 8 de novembro

  • 04/11/2025

    news-1762268185109-21071 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Economia: Produção industrial do Brasil recua 0,4% em setembro, aponta IBGE

  • 04/11/2025

    Israel Gonçalves da Silva Comentado em Solidariedade: Empresa Vitória completa 27 anos de campanhas e mobiliza nova ação de doação de sangue em Caucaia

Últimas Notícias

  • Pesquisa: Facções criminosas avançam no interior e elevam índices de violência, aponta Atlas da Violência 20250
    Pesquisa: Facções criminosas avançam no interior e elevam índices de violência, aponta Atlas da Violência 2025 Relatório do Ipea e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra interiorização do crime e alerta para infiltração de facções em atividades lícitas e na gestão pública
    08/11/2025
  • Fórmula 1: Gabriel Bortoleto abandona sprint do GP de São Paulo após forte batida na última volta0
    Fórmula 1: Gabriel Bortoleto abandona sprint do GP de São Paulo após forte batida na última volta Piloto brasileiro da Sauber disputava posição com Alexander Albon quando perdeu o controle e atingiu o muro duas vezes na reta principal de Interlagos
    08/11/2025
  • Atualização: Tornado devasta 90% de Rio Bonito do Iguaçu (PR) e deixa seis mortos e centenas de feridos0
    Atualização: Tornado devasta 90% de Rio Bonito do Iguaçu (PR) e deixa seis mortos e centenas de feridos Fenômeno climático de categoria F3 atingiu ventos de até 250 km/h e destruiu quase toda a área urbana da cidade; governo avalia decretar estado de emergência
    08/11/2025
  • Cultura: Casa Perilo Teixeira inaugura programação da Sexta Cultural em Itapipoca com Jessé Souza e show de Edu Krieger e Natália Voss0
    Cultura: Casa Perilo Teixeira inaugura programação da Sexta Cultural em Itapipoca com Jessé Souza e show de Edu Krieger e Natália Voss Novo espaço cultural do município abre suas portas com noite de autógrafos e apresentação musical que une arte, crítica social e valorização da cultura local
    08/11/2025
  • Cultura: Exposição digital “Você Já Escutou a Terra?” apresenta histórias de vida nos seis biomas brasileiros0
    Cultura: Exposição digital “Você Já Escutou a Terra?” apresenta histórias de vida nos seis biomas brasileiros Mostra gratuita do Museu da Pessoa tem versão presencial em Belém até fevereiro de 2026
    08/11/2025
  • Enem 2025: saiba o que levar no primeiro dia de provas e evite contratempos0
    Educação: Enem 2025: saiba o que levar no primeiro dia de provas e evite contratempos Documento oficial e caneta preta transparente são indispensáveis neste domingo
    08/11/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas