Defesa Civil mantém alerta após 324 mm de chuva em 24 horas | Foto: Defesa Civil
As fortes chuvas que atingiram Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro, deixaram ao menos 346 pessoas desalojadas e obrigaram a prefeitura a decretar situação de emergência neste sábado (5). Em apenas 24 horas, o volume de precipitação chegou a 324 milímetros — o equivalente a 324 litros por metro quadrado.
O temporal causou deslizamentos de terra, alagamentos e o transbordamento de rios. As sirenes de emergência foram acionadas em 46 bairros, e diversos serviços de saúde não emergenciais foram suspensos. Ao todo, 36 pontos de apoio foram disponibilizados pela prefeitura, incluindo quatro abrigos para desabrigados.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Além de Angra dos Reis, o mau tempo causou transtornos em outros municípios do estado. Na capital fluminense e em Belford Roxo, foram registrados deslizamentos e desabamentos, felizmente sem vítimas. Em Teresópolis, oito pessoas precisaram deixar suas casas, enquanto em Petrópolis, 60 buscaram apoio em abrigos temporários.
Rodovias federais como a BR-101 (Rio-Santos), BR-040 (Washington Luís) e BR-116 (Rio-Teresópolis) chegaram a ser interditadas, embora alguns trechos já tenham sido liberados.
O governador Cláudio Castro pediu que a população permaneça em alerta:
“Pedimos que todos respeitem as sirenes e os alertas da Defesa Civil. O estado se manterá em estágio de atenção até o fim do domingo (6)”, afirmou.
Leia Também | Economia Verde no Brasil: Climate Ventures lança estudos inéditos sobre inovação e justiça climática