

De acordo com o Palácio do Planalto, o diálogo durou cerca de 30 minutos e ocorreu por videoconferência | Foto: Ricardo Stuckert/PR
06 de outubro de 2025 — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ter gostado da conversa telefônica que manteve, na manhã desta segunda-feira (6), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, a expectativa é de que “Brasil e Estados Unidos se darão muito bem juntos”.
“Esta manhã, tive uma ótima conversa telefônica com o presidente Lula, do Brasil. Discutimos muitos assuntos, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países. Teremos novas discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Gostei da conversa — nossos países se darão muito bem juntos!”, publicou Trump em sua rede social.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
De acordo com o Palácio do Planalto, o diálogo durou cerca de 30 minutos e ocorreu por videoconferência. Em tom cordial, Lula e Trump relembraram o bom relacionamento demonstrado durante o encontro anterior, realizado em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU.
“O contato reafirmou a boa química entre os dois líderes”, informou o Planalto, acrescentando que ambos trocaram números pessoais de telefone para facilitar a comunicação direta.
Durante a conversa, Lula destacou que o contato representa “uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”.
Um dos principais temas abordados foi o comércio bilateral. Lula solicitou a retirada da sobretaxa de 50% aplicada pelo governo norte-americano a produtos brasileiros, medida que, segundo ele, prejudica o equilíbrio na balança comercial.
O presidente brasileiro também lembrou que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços.
De acordo com o Planalto, Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para conduzir as negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad.
Os dois presidentes concordaram em se encontrar pessoalmente em breve. Lula sugeriu que a reunião aconteça durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia, e reiterou o convite para que Trump participe da COP30, em Belém (PA), em novembro.
Lula também se colocou à disposição para visitar os Estados Unidos nos próximos meses, reforçando o interesse mútuo na retomada das relações diplomáticas e comerciais.
Leia também | Fortaleza Restaurant Week 2025 bate recorde de restaurantes e impulsiona a gastronomia local
Tags: Donald Trump, Lula, Brasil e Estados Unidos, relações diplomáticas, comércio internacional, sobretaxa, COP30, Marco Rubio, Geraldo Alckmin, Mauro Vieira, Fernando Haddad, economia, diplomacia, G20, Palácio do Planalto, política internacional, Cúpula da ASEAN, Casa Branca, Itamaraty