Titouan Galea, da Nova Caledônia, e Bowien Van Der Linden, da Holanda, venceram as etapas masculina e feminina, respectivamente, do Superfoil Brasil 2021, na modalidade Wingfoil Surf-freestyle, no terceiro dia de competições em Fortaleza. Os dois eram os favoritos da modalidade e confirmaram esse status com os títulos.
No masculino, Titouan Galea fez uma final acirrada com o italiano Francesco Capuzzo, que foi decidida por pouco mais de um ponto de diferença, 28.24 a 27.17. Para critério de notas, são consideradas as quatro melhores manobras de cada atleta na bateria, que dura nove minutos.
Já no feminino, a brasileira Marcela Witt, terceira no ranking mundial, foi eliminada nas quartas de final pela francesa Orane Ceris. A final foi entre a chéquia Paula Novotna e a campeã Van Der Linden. Ao sair da água, a holandesa não conseguia conter a felicidade com sorriso estampado no rosto. “Estou super feliz, treinei muito, fiz uma grande final com a Paula, e estou super feliz”, comentou a campeã.
O terceiro dia de competições do Superfoil Brasil também decidiu os semifinalistas da categoria Hydrofoil Freestyle. Robin Stewart, dos Estados Unidos, enfrenta Charles Brodel, da França. A segunda semifinal é francesa, com Cesar Natoly enfrentando Maxime Desjardins, que surpreendeu nas quartas de final e eliminou o favorito Fred Hope.
A Arena Superfoil, montada na Praia de Iracema, em Fortaleza, é aberta ao público que quiser prestigiar os melhores atletas do mundo de kitesurf e foil. A Arena conta com cadeiras de praia, guarda-sóis, e bar com venda de bebidas. Para entrar, basta apresentar passaporte de vacina ou teste negativo para Covid-19 realizado nas últimas 24 horas.
Leia também | Exposição, filmes, games e roda de conversa celebram os 36 anos dos Cavaleiros do Zodíaco
O Superfoil Brasil 2021, evento que faz parte do circuito mundial de kitesurf na modalidade Hydrofoil Freestyle; e também do circuito mundial de Wingfoil, nas modalidades Surf-Freestyle e Race (corrida). A competição reúne, até o próximo domingo (19/11) atletas do mundo inteiro.
Lúcio Monte, coordenador técnico do Superfoil, ressaltou sobre como um evento desse porte pode contribuir para o estado do Ceará. “É o segundo ano consecutivo que trazemos o foil para cá, já vemos a evolução dos atletas brasileiros nessa modalidade e queremos consolidar o evento aqui para continuar esse crescimento. A etapa de Fortaleza também tem o diferencial de ser a única realizada em uma capital, que torna o visual belíssimo”, destacou.
Leia também | Mika Sol vence o Superkite Brasil 2021 e é tetracampeã mundial de Kitesurf
Assista no vídeo abaixo manobras incríveis feitas por atletas de kitesurf e foil:
Leia também | Festival marca retorno de grande eventos em Aracati e movimenta economia local