Está chegando a hora da festa de lançamento do 10º Festival Nacional Mel, Chorinho & Cachaça. O evento será neste sábado (30/04), em Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, e terá duas grandes atrações musicais: o acordeonista cearense Nonato Lima e o grupo musical de São Paulo Demônios da Garoa.
O evento começa às 19h com show do jovem acordeonista cearense, natural de Quixadá. Instrumentista profissional desde os 12 anos, Nonato Lima, apesar da pouca idade tem um currículo invejável. Ele já trabalhou e dividiu palco com artistas consagrados como Dominguinhos, Elba Ramalho, Fagner, Hermeto Pascoal, Hamilton De Holanda e o acordeonista francês Richard Galliano.
Colecionador de prêmios nacionais em festivais, recentemente Nonato Lima foi campeão do Festival Internacional de Acordeon de Juazeiro da Bahia. Neste ano de 2022, ele lançou música nova. Um arranjo solo chamado “Accordion Relax”, que está disponível em todas as plataformas e estará no show dele, em Viçosa do Ceará.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Nonato Lima usou as redes sociais para convidar o público para o evento. Confira no vídeo abaixo:
Um dos maiores produtos turísticos da região, com média de público de quinze mil pessoas circulando no evento, o 10º Festival Nacional Mel, Chorinho & Cachaça, será realizado nos dias 16, 17 e 18 de junho de 2022. É uma ação cultural gratuita, aberta ao público, coordenada pela prefeitura municipal de Viçosa do Ceará, com apoio do Sebrae Ceará e direção da Nova Letra Eventos Criativos. Com o tema “Um festival para todos os sentidos”, o evento será presencial e, pela primeira vez, haverá uma data específica de lançamento, com apresentações musicais e a divulgação da programação oficial na cidade de Viçosa do Ceará.
Nos três dias de festival, em junho, vão acontecer outras dezessete apresentações. O melhor do Chorinho com artistas e grupos (regionais e nacionais), será exibido nas praças da cidade em meio ao agradável clima ameno da região.
Além de música, o evento foca na promoção de novos negócios. O Salão de Turismo, articulado pelo Sebrae-CE, será um espaço com ampla programação de capacitações para pequenos empreendedores, impactando diretamente na cadeia produtiva integrada da região da ibiapaba.
No espaço haverá feira gastronômica, com 25 expositores, de produtos do mel e da cachaça, além do artesanato local. Será oferecido, gratuitamente, para empreendedores do agronegócio, turismo e varejo da Ibiapaba, um conjunto de oficinas e consultorias em marketing e estratégias de vendas. A ideia é consolidar o turismo na região com a exposição de produtos feitos na Ibiapaba e auxiliar os pequenos e médios produtores na expansão de seus negócios.
Leia também | Ceará lidera produção e exportação de pescado nos primeiros meses de 2022
O primeiro Festival Nacional Mel, Chorinho & Cachaça foi realizado em abril de 2007. De lá pra cá o evento tem fortalecido sua imagem turística diferenciada do município. O clima agradável, a natureza exuberante e a riqueza histórica da charmosa cidade de Viçosa foram os ingredientes perfeitos para o sucesso do projeto que gera emprego, fomenta a economia e fortalece a cultura local.
Ao longo dos anos de festival foram aproximadamente 180 apresentações musicais, revelando novos talentos da música instrumental cearense e dando visibilidade aos grupos e instrumentistas do estado. Embora não tenha acontecido nos anos de 2015, 2017 e 2018, o projeto se tornou referência como um dos maiores festivais integrados do estado do Ceará, atraindo turistas e visitantes de todo o Brasil.
Em 2019, com o apoio da prefeitura municipal de Viçosa do Ceará, Sebrae Ceará, Banco do Nordeste e o Governo do Estado do Ceará, o festival foi retomado com o tema “noites boêmias”. Foi preparada uma extensa programação musical que se espalhou pelos espaços públicos da cidade, com uma grande feira de produtos artesanais, derivados do mel e da cachaça e floricultura. O retorno, após o crítico período de pandemia, promete voltar com toda força da nossa música e cultura.
Leia também | Rota da Cachaça Fortaleza estimula o conceito de turismo de experiência na capital cearense