Rodger Rogério, Téti, Davi Duarte, Edmar Gonçalves, Calé Alencar, Gilmar Nunes e Theresa Rachel participam da gravação do álbum e do especial audiovisual “Futuro e Memória 2”, interpretando clássicos da canção cearense e composições inéditas de Rogério Franco e Dalwton Moura. O projeto conta com apoio do VIII Edital das Artes, da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e segue medidas de prevenção à Covid-19.
Além do novo disco, “Futuro e Memória 2”, o grupo, formado por artistas referenciais de diferentes gerações da cena musical cearense, também grava nestas segunda e terça-feira, 20 e 21 de setembro, um especial audiovisual, no Teatro da Casa de Vovó Dedé, com cada intérprete apresentando no palco as canções que registrou no álbum. A faixa-título do primeiro disco, “Futuro e Memória”, também aparece no volume 2, com novos arranjo e intérpretes.
O maestro Luciano Franco é responsável pelo contrabaixo e pela elaboração dos arranjos, com contribuições de Rogério Franco, Dalwton Moura e dos diversos intérpretes e instrumentistas. A direção musical é de Luciano, Rogério e Dalwton. No piano acústico, no teclado e no acordeom, Robson Gomes. Na guitarra, Anfrísio Rocha. Na bateria, Paulinho Santos.
A gravação de “Futuro e Memória 2” foi realizada três anos após o primeiro disco, disponível nas plataformas digitais e elogiado por críticos como Zuza Homem de Mello e Jotabê Medeiros. O álbum também chamou atenção para o Edifício São Pedro, na Praia de Iracema, retratando-o na capa, em 14 cartões com as letras das canções e em um pôster, todos incluindo fotografias artísticas até então inéditas do interior do edifício, assinadas por Luiz Alves. O disco deu origem ainda a um show, que circulou por diversas cidades do Ceará e da Paraíba, em um total de 10 apresentações, com 14 músicos no palco.
Entre os músicos que participaram dos shows do primeiro disco “Futuro e Memória” estão Kátia Freitas, Cristiano Pinho, Hermano Faltz e Caio Castelo, além de convidados como Ibbertson Nobre e Abidoral Jamacaru, no espetáculo realizado no Cariri em 2018. O disco conta também com Kátia Freitas, Paula Tesser, Adelson Viana, Nonato Luiz, Eudes Fraga, Paulo César Oliveira, além de vários outros instrumentistas.
O projeto marcou um reencontro desses integrantes de diversas gerações da cena cearense, em uma atmosfera de amizade e congraçamento, troca de experiências e surgimento de novas canções em diferentes parcerias. A alegria de pegar a estrada para os shows, o lançamento dos clipes das músicas “Mais que sonhar” (Dalwton Moura), interpretada por Kátia Freitas, e “Reinvenção” (Rogério Franco/Dalwton Moura), na voz de Téti, as faixas que seguem tocando em rádio, os vídeos registrando momentos emocionantes em diferentes palcos, o EP de inéditas “Velho Menino”, lançado por Roder Rogério, Rogério Franco e Dalwton, as novas canções que surgiram desse estar junto, tudo contribuiu para confirmar e ampliar a coesão do grupo.
O disco “Futuro e Memória 2” surge exatamente da continuidade dessa convivência, mesmo com todas as dificuldades da pandemia. O grupo se reunia virtualmente uma vez por semana, aos domingos, via Internet. Momentos de emoção e da leveza possível diante de dias tão difíceis. Também foi realizada uma série de lives-entrevistas com os participantes do projeto e outros nomes da cena cearense.
Cada intérprete está gravando duas canções para o disco, também apresentadas no especial audiovisual a ser registrado no Teatro da Casa de Vovó Dedé. Rodger Rogério, Téti, Davi Duarte, Edmar Gonçalves, Calé Alencar, Gilmar Nunes, cada um interpreta um clássico cearense, que marcou sua carreira, e uma composição inédita de Rogério e Dalwton.
Theresa Rachel, que se uniu ao grupo mais recentemente e representa a geração mais jovem de cantoras e instrumentistas que vêm se destacando em Fortaleza, apresentará duas canções inéditas.
Entre os clássicos já confirmados no repertório estão “Retrato marrom” (Rodger Rogério/Fausto Nilo), na voz de Rodger; “Cidade” (de Edmar Gonçalves e Marcos Lupi), com Edmar; “À toa”, de Davi Duarte, com ele; “Vento rei” (de Calé Alencar e Zé Maia), na voz de Calé.
O especial audiovisual contará com direção, coordenação de gravação e cenário de Marco Beranger, da equipe da Casa de Vovó Dedé. A idealização do projeto é de Rogério Franco e Dalwton Moura. A coordenação técnica é de Anfrísio Rocha, do Estúdio Som do Mar, com apoio de Jefferson Gonçalves. A produção executiva é de Rogério Franco, Dalwton Moura, Genilda Azevedo e Lucas Benedecti. Identidade visual e design por Caio Castelo. Consultoria de figurino: Gustavo Portela. Apoio: Secretaria da Cultura de Fortaleza – Secultfor, por meio do VIII Edital das Artes, Casa de Vovó Dedé, TVDD, Cantinho do Frango, Jazz em Cena.
Leia também | Crescimento inclusivo do Turismo pós-pandemia será tema de debates no Ceará
“Futuro e Memória 2 – Grandes Nomes da Música do Ceará”.
Gravação de disco e de especial audiovisual, com Rodger Rogério, Téti, Davi Duarte, Edmar Gonçalves, Calé Alencar, Gilmar Nunes, Theresa Rachel, Rogério Franco, Dalwton Moura e banda.
Mais informações: Facebook: Futuro e Memória
Instagram: @musicadoceara
Site: Futuro de Memória