‘O Marinheiro das Montanhas’, de Karim Aïnouz, será o filme de encerramento do 31º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, com exibição hors concours, em Fortaleza, cidade natal do diretor. O Cine Ceará será realizado de 27 de novembro a 3 de dezembro.
‘O Marinheiro das Montanhas’ é um diário de viagem filmado na primeira ida de Karim à Argélia, país em que o pai dele nasceu. Entre registros da viagem, filmagens caseiras, fotografias de família, arquivos históricos e trechos de super-8, o longa opera uma costura fina entre a história de amor dos pais do diretor, a Guerra de Independência Argelina, memórias de infância e os contrastes entre Cabília (região montanhosa no norte da Argelia) e Fortaleza, cidade natal de Karim e de sua mãe, Iracema. Passado, presente e futuro se entrelaçam em uma singular travessia.
O longa, que estreou no Festival de Cannes, é todo narrado por Karim, que lê uma carta para a mãe, já falecida, transformada em uma companheira imaginária de viagem. Enquanto relata e comenta episódios da jornada, ele reativa memórias familiares e revela os muitos sentimentos contraditórios que marcam o seu percurso. O processo de criação se deu durante a pandemia, quando ele se debruçou sobre o material filmado em janeiro de 2019, época em que realizou pela primeira vez a travessia de barco pelo Mar Mediterrâneo para a Argélia e seguiu até as Montanhas Altas no norte do país.
No 31º Cine Ceará, o filme ‘O Marinheiro das Montanhas’ será exibido no dia 3 de dezembro no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE). No São Luiz também serão exibidos os seis filmes da Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, as 12 produções da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem e os três longas da Mostra Olhar do Ceará. A Competitiva Ibero-americana também estará no Canal Brasil, Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo, e os 17 curtas da Mostra Olhar do Ceará serão exibidos no Cinema do Dragão e canal do Cine Ceará no YouTube.
Para a programação presencial, o festival seguirá os protocolos sanitários vigentes do setor de audiovisual/cinema, estabelecidos pelo Governo do Ceará por meio de decreto. Margarita Hernandez é a diretora de programação do evento e o cineasta Wolney Oliveira é o diretor executivo festival desde 1993.
Com cerca de 80% de sua grade dedicada ao cinema brasileiro, o Canal Brasil está presente nos principais festivais de cinema do país e do mundo. Essa presença se faz tanto com o Prêmio Canal Brasil de Curtas, quanto com a cobertura jornalística ou como coprodutor – o canal responsável pela maior parte das parcerias entre TV e cinema do país e um dos maiores do mundo, com mais de 365 longas-metragens coproduzidos nos últimos 10 anos.
O 31º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira, e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor. Conta com o Canal Brasil como Exibidor Oficial. Apresentação: SP Combustíveis. Patrocínio VIP: Nacional Gás, Esmaltec e Indaiá. Patrocínio: Piraquê e Cagece.
Leia também | Cidade na Suécia oferece um roteiro pra quem gosta de progresso e história medieval
31° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema
Período: De 27 de novembro a 03 de dezembro de 2021
Exibições: Formato presencial – Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão, em Fortaleza
Fomato digital: Canal Brasil e streaming do Globoplay + Canais ao Vivo.
Informações: site do Cine Ceará
Mídias sociais: Instagram: @cineceara | Facebook: Festival Cine Ceará | YouTube: canal Cine Ceará
E-mail: contatos@cineceara.com